Conjuntivite



   No post anterior Final de semana na praia comentei que a Maria Clara amanheceu no domingo com conjuntivite no olho esquerdo. Você sabe o que é conjuntivite?

  A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente que cobre a região branca do olho. Ela pode ser bacteriana, viral ou alérgica.  Os principais sintomas são olhos vermelhos, inchaço das pálpebras, coceira, lacrijamento e secreções. Na conjuntivite viral ou alérgica é mais comum uma secreção clara e olhos irritado e lacrimejando, já na conjuntivite bacteriana a secreção é mais abundante e com pus.




    O tratamento normalmente é feito com compressas  de soro fisiológico ou água mineral para aliviar os sintomas e no caso da conjuntivite bacteriana utiliza-se antibiótico, o mais importante é SEMPRE procurar um oftalmologista para indicar o tratamento mais indicado para cada caso.

     Enquanto a criança, ou qualquer outra pessoa, estiver com a conjuntivite é muito importante lavar as mãos frequentemente, evitar que as mãos entrem em contato com locais sujos e depois com os olhos, evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes e praias, lavar com frequência o rosto, não coçar os olhos, aumentar a frequência com que troca as toalhas do banheiro, usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise, não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza (essa dica não vale para as crianças muito pequenas!!!!hehehe...), evitar contato direto com outras pessoas, não ficar em ambientes onde há bebês, não usar lentes de contato durante esse período, evitar banhos de sol.
   
  Bom, essa última de evitar sol e evitar a praia foi quase impossível com a Maria Clara no domingo,  quase nunca vamos para praia, mas.... Fazer o quê.
   
  Agora todo mundo já sabe um pouco mais sobre a conjuntivite.
   
  Outra coisa muito importante: não se utiliza mais água bórica como se acreditava antigamente. (Pelo menos eu escutava muito que era ótimo). Hoje se sabe que ela pode acentuar ainda mais a inflamação.
   
   Não se esqueça de sempre procurar um especialista.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...