O famoso Nana, nenê. Funciona?


    Hoje vamos falar do livro Nana, nenê.

   Muitos casais sofrem por meses e até anos com noites mal dormidas por causas dos filhos que dão trabalho a noite.  Alguns demoram para “pegar no sono”, outros não dormem sozinhos, uns acordam durante a noite e assim vai. São inúmeros os problemas que alguns bebês e algumas crianças dão a noite.
   
     Aqui em casa, as noites mal dormidas duraram pouco (ainda bem!!!) tanto com a Maria Clara como com a Rafaela.
  
   Fui a primeira a engravidar das minhas amigas, então não tinha muito pra quem perguntar como ia ser... Perguntava mais pra minha mãe (que não lembrava de quase nada!!!) e pra irmã de uma amiga. Mas até que estava tranquila, não tinha muitas preocupações... Queria mesmo era ver a cara da minha filha.

     Uma amiga minha, pediatra, me deu o tão famoso livro “Nana neném”, que na época nem sabia que era tão famosos assim. Eu não tinha ideia do que era. Lembro que ela me disse que eram umas dicas para o bebê dormir bem a noite e para eu não ter dor de cabeça. Só um detalhe: sofro de enxaqueca (sério mesmo) desde os 17 anos, se durmo mal por dias seguidos ela ataca e passo muito mal, faço tratamento, tomo remédio todo dia.... Enfim, li o livro em dois dias.

    Sinceramente, não achei nada de mais. Acho que não me apeguei a muitos detalhes do livro.

     O que eu mais lembro é que ele mandava o bebe dormir sozinho, no berço, sem balançar, cantar ou algo parecido. O bebe tem que aprender a dormir sozinho e caso acorde no meio da noite volte a pegar no sono sem o auxilio dos pais. Se não me engano (faz 5 anos que li o livro!!!!) ele da uns intervalos crescentes pra deixar o bebe / criança chorando que não são grandes como muitas mães colocam. Isso se for necessário deixar chorando.
  
    O que lembro bem é que o livro falava do ritmo biológico, que de um adulto é de 24 horas e de um bebe é 3-4 horas e que esse ritmo começa a mudar a partir do terceiro ou quarto mês, variando de um bebe para outro, até se adaptar ao ritmo de um adulto, de 24 horas. Por esse motivo o livro diz que os pais devem auxiliar (ou ensinar)os bebes a dormir sozinhos a partir do terceiro mês. O hábito do sono irá depender das atitudes dos pais (que deverão mostrar para os bebes na hora de dormir tranquilidade, segurança, ter uma conduta repetitiva) e de estímulos externos, como chupeta, ursinho, berço, etc.

    O livro recomendava que um bebe de 6 meses deveria já ter uma rotina de sono bem estabelecida: ir para cama acordado, dormir sozinho tranquilamente e a noite inteira de 10 a 12 horas seguidas, sem problema nenhum.  O sonho de consumo de qualquer mãe!!!!

    Também lembro que o livro falava que não era pra cantar, ninar, fazer carinho e outras coisas até o bebe dormir e sim um pouco antes de coloca-lo no berço e deixa-lo no berço acordado. E jamais andar de carro, carrinho ou coisa parecida para o bebe pegar no sono. Ele ensinava como fazer o bebe dormir bem desde o nascimento e como reeducar uma bebe/criança que já não dormia bem (que é deixar chorando em intervalos crescente como citei anteriormente).

      Minha crítica em relação ao livro:
     Na verdade é uma crítica em relação a qualquer livro. Não tem como ensinar um bebe a dormir em um livro, cada bebe é único. Não existe fórmula mágica. Esse foi o único livro que li e só li uma vez, nem quando engravidei da minha segunda filha li novamente. E não li nenhum outro.
     Se o livro é bom?  Não achei ruim, em resumo ele indica que os pais estabeleçam uma rotina de sono e acho isso bom, acho que funciona. Usei algumas coisas com minhas filhas, elas sempre tiveram rotina na hora de dormir, nunca foram de dormir no colo e sempre dormiram bem. Mas detalhe: deixar chorando no berço por horas NÃO. Algumas vezes elas choraram sim, algumas vezes dei colo, outras não. Sempre busquei perceber se era "manha ou não".

    E você o que achou do livro? Leu algum outro livro? Indica pra gente?
    

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...