SUCO X NÉCTAR




Oi mammys, para quem ainda não sabe, além de mãe eu sou nutricionista e hoje vou falar das bebidas que temos disponíveis no mercado. Vou focar mais nos sucos no post de hoje.
           
   Nas gôndolas dos supermercados temos uma infinidade de marcas e sabores de caixinhas de sucos que “facilitam” nossa vida, certo? Mas cuidado, nem todas essas caixas tem suco, muitas delas nos oferecem NÉCTAR e nós nem percebemos. Mas e daí? Qual a diferença?


   O néctar é a diluição do suco concentrado em água adicionado de açúcares e muitas vezes algumas marcas também usam edulcorantes (adoçantes), aromatizantes, e corantes naturais. O suco, quando é suco MESMO,  esta na sua concentração natural e não diluído e nele é proibida a adição de aromas e corantes artificiais. Leia atentamente os rótulos!!! Só assim saberá a diferença.


    Só pra ter ideia um néctar pode ter mais açúcar que um refrigerante!!!

   Já que falei de refrigerante, vamos lá: não apresente refrigerante para seus filhos.... Falo isso como nutricionista e mãe. E olha que eu gosto de refrigerante.... Hoje evito ao máximo tomar. Raramente, pra não falar nunca (que devo escorregar de vez em quando) tomo na frente das minhas filhas. Os refrigerantes tem altíssima concentração de açúcar e sódio, que podem levar a obesidade e problemas cardíacos. E para as mamãe: não adianta tomar os diet/light/zero, eles são sem calorias, sem açúcar sim.... Mas tem os corantes, sódios e fazem tão mal quanto os normais.

   Sei que estou parecendo uma chata, mas é importante passar essas informações e cuidarmos da saúde dos nossos pequenos! Não estou falando que não é pra dar nunca, as vezes não mata ninguém, estou apenas informando, que é meu dever como nutricionista.

      Sinceramente, no caso do refrigerante acho bom não dar até que cresça e faça suas próprias escolhas, momento que varia de família para família. A Maria Clara, por exemplo, tem 4 anos e meio, tomou refrigerante há um ano por engano (tomou soda achando que era água em uma festinha) e não gostou. Até hoje ela não toma refrigerante e a Rafaela que tem dois anos eu não deixo provar e ela também não pede.

            Abaixo algumas fotos de néctars:






             Agora algumas fotos de sucos:









    Agora vocês já sabem as opções mais saudáveis para os pequenos! 

    Gostaram???



1 comentários:

  1. Que legal Cá! Esse é um assunto muito bacana porque as pessoas sempre têm dúvidas. Já escrevi sobre isso também depois de participar de alguns eventos sobre lancheiras e depois ter tantas dúvidas próprias...rs. http://www.etcemae.com.br/2015/09/11/suco-nectar-e-refresco-voce-sabe-a-diferenca/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...