Ter amigo imaginário é normal?



  Há algum tempo, muito tempo, uns dois anos pelo menos, mais que isso até.... Enfim, há muito tempo a Maria Clara começou a falar sozinha, brigar sozinha, discutia no quarto sozinha. Quando perguntávamos para ela com quem estava falando, ela respondia naturalmente:
  
  _“Com o Ex”.

  E eu perguntava:
  
  _Quem é Ex.

  _Meu amigo – Ela respondia.

  Foi aí que apareceu seu amigo imaginário, o famoso "Ex". Na época ele ficou bem presente nas nossas vidas.




  No começo o Beto não gostava dessa ideia de amigo imaginário, achava tudo aquilo muito esquisito, sempre que ela começava a conversar com o Ex, ele saía correndo para ver se via alguma coisa (eu até achava engraçado). Depois ele foi se acostumando, mas sempre morreu de vontade de ver....hahaha.

   O Ex já teve várias formas segunda a Maria Clara. Já foi batman, uma formiga e vários objetos, inclusive. Em algumas épocas apareceram companhia para o Ex, ou seja, amigos  do Ex. Ela estava na cama conversando com uma turma de uns 5 amigos tinha o Ex, o Mickey, e resto sinceramente eu não lembro o nome....

   Depois de um tempo que o Ex apareceu ele deixou de ser o amigo dela e passou a ser o filho dela!!!! (e eu tão nova já virei avó.... Afff!!!!!)

   No começo ela conversava bastante com ele, quase todos os dias, ele ia com agente em todos os lugares, até viajava conosco. A convivência era tão grande que eles até brigavam, ela dava cada bronca nele (igualzinha as broncas que eu dou nela...hehehehe). Depois de um tempo ela começou a falar menos dele. O beto e eu até perguntávamos para ela:

   _Maria, cadê, o Ex?

  _Viajou, mamãe. – ela respondia.

   Hoje ela passa meses sem falar nele, mas de vez em quando ele ainda aparece!

   Eu, particularmente sempre achei normal crianças terem amigo imaginário.  Tem quem acredite que as crianças realmente vêem alguém, eu não acredito, nem desacredito!!! Eu realmente acredito na imaginação das crianças!!! E super incentivo, sempre perguntei para Maria Clara do Ex e conversamos  sobre ele.

   Pesquisei na internet sobre o assunto e achei uma reportagem muito legal no site Educar para crescer. Elas falam que até os sete anos é normal a criança criar um amigo imaginário de acordo com suas necessidades.

   Quem quiser ler a reportagem completa clique aqui.

  A Rafaela até agora não apareceu com nenhum amigo imaginário, vamos ver!!!

    E seu filho/a tem ou teve amigo imaginário??



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...