Limão: refrescante e perigoso!



  Olá pessoal!!! 

  Hoje quem escreve aqui no Blog é a dermatologista Dra. Giselle Barros. Ela vai falar de um assunto muito muito importante: queimaduras causados pelo limão.

  Agora no verão elas são muito comum. Na praia ou na piscina, o limão esta muito presente, seja no sorvete dos pequenos, nos petiscos dos pais, nos sucos. É um item que aparece bastante e que tem que tomar muito cuidado, então achei muito importante trazer aqui no blog as informações da dermatologista. Boa leitura!

 

"O limão pode queimar a pele? 
   Sim, pode.
   Ouço muito essa pergunta no consultório.
   Mas muitas pessoas só descobrem que o limão pode manchar a pele quando passam pela situação. 

  Todo verão é comum ver crianças e adultos no consultório com manchas acastanhadas, avermelhadas e alguns com bolhas na pele de início "espontâneo", sem se imaginar a causa. 
  Após a investigação, lembrou-se de que houve contato com o limão no preparo de uma batida, ao temperar a carne para o churrasco, ou na brincadeira com a fruta após colhê-la do pé e no caso de crianças depois de um sorvete ou suco por exemplo. 
 O limão contém substâncias chamadas furocumarinas (psoralenos), que após a exposição solar causam reação inflamatória na pele. Após cerca de 24 horas surge a vermelhidão e pode-se formar bolha. Às vezes, a fase avermelhada é imperceptível, notando-se apenas a mancha castanha.
 

 As plantas que mais comumente dão essa reação, chamada de fotodermatite (foto = luz; dermatite = inflamação da pele), são o limão, o figo, o nabo, o aipo, a cenoura, a tangerina, entre outras. 
   A prevenção é evitar o contato da planta na pele ou de seu suco. Se houver, lavar bem o local com água e sabonete. Se for se expor ao sol, passar protetor solar com proteção para UVB e UVA."
  
  A Dra. Giselle Barros fez residência em Dermatologia na UNICAMP e especialização em Cosmiatria na USP. Tem título da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela atende em um consultório na Bela Vista (Telefones: 3514-6035 / 3514-6033 ). 
   
    Não deixem de visitar sua página no facebook clique aqui.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...