ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV) X INTOLERÂNCIA À LACTOSE




  Muitas pessoas confundem a alergia a proteína ao leite de vaca com a intolerância a lactose e elas são duas coisas MUITO diferente.

  Me irritava profundamente quando eu falava que a Maria Clara era alérgica a proteína do leite de vaca e as pessoas me respondia: ah, ela é alérgica a lactose…. NÃO, ELA NÃO É ALÉRGICA A LACTOSE PORQUE NÃO EXISTE NENHUMA PESSOA NO MUNDO QUE SEJA CAPAZ A ISSO!!! A LACTOSE É UM AÇÚCAR. É IMPOSSÍVEL SER ALÉRGICO A UM AÇÚCAR, NO MÁXIMO INTOLERANTE A LACTOSE!!!

  Toda vez eu tinha vontade de gritar isso, mas achava indelicado. Acho que 90% das pessoas não sabem, e não entendem o que realmente é a bendita ALERGIA A PROTEÍNA AO LEITE DE VACA – ALPV.

 Por isso aqui vai um post todo dedicado as diferenças entre a
Alergia a Proteína ao leite de vaca e a  Intolerância a Lactose.

  Para facilitar fiz uma tabela comparando as ALPV com a intolerância a lactose, assim da visualizar bem as diferenças das duas.


Alergia a Proteína do leite de vaca (APLV)
Intolerância a lactose
O que é??
Reação alérgica à proteína do leite (caseína, lactoalbumina, etc) caracterizada por reação imunolágica do corpo podendo ou não ser IgE mediada.
dificuldade para digerir e absorver o açúcar (carboidrato) do leite, por deficiência da enzima lactase.
Sintomas mais comun:
Reações na pele (pele vermelha, pequenas bolhas e descamação), gastrointestinais (edema de lingua, vomito ou diarreia), respiratorias (asma e rinites), reações sistemicas (anafilaxia e choque) e emagrecimento. São reações Mais precoces, aparecem minutos ou horas após a ingestão do leite.
Diarréias, cólicas, distenções abdominais,  náuseas, flatulências, vômitos  são os sintomas mais comuns. Ocorrem minutos ou horas após a ingestão da lactose.
Idade mais comun:
Crianças, principalmente bebês.
Mais comum em adultos do que em crianças
Diagnóstico:
Observação dos sintomas, RAST e principalmente teste de descadeamento.
Observação dos sintomas e exames específicos
O bebe pode amamentar?
Sim, neste caso a mãe deve excluir o leite e TODOS os derivados de sua dieta para poder continuar amamentando o filho alérgico.
SIM, é muito raro ocorrer intolerância com o leite materno.

  Deu para percebem que uma coisa não tem NADA  ver com a outra, né!!!!

  No caso do bebê não amamentar mais existem fómular especiais para os dois casos, diferentes é claro. Se a criança for INTOLERANTE A LACTOSE existem formulas derivados do leite pobres em lactose ou derivadas de soja:


  

  Já se o bebê for ALÉRGICO a proteína do leite de vaca, a atenção é redobrada, as fórmulas são especiais, e sim, bem mais caras. Dependendo do grau da alergia a criança/bebe terá que tomar um hidrolisado proteico do leite, se a alergia for mais grave será o aminoácido livre (que é ainda mais caro). Isso varia de caso para caso, sempre com o acompanhamento do pediatra. São elas:






  Outra coisa muito importante: crianças alérgicas a proteína do leite de vaca não podem tomar leite de cabra, a composição desses leites são muito parecidas. E 60% das crianças com ALVP também tem alergia ao leite de soja, então cuidado, não é pra substituir pelo leite de soja sem acompanhamento médico!!!

  Quando a criança estiver em tratamento da APLV todos, sim TODOS alimentos que contenham leite tem que ser excluídos da sua dieta e seus derivados também. Sei que não fácil, passei 4 anos por isso e garanto a Maria Clara não foi menos feliz que nenhuma outra criança por não poder comer brigadeiro, bolo ou pão de queijo.

  Mamãe que estão com filho com ALPV qualquer dúvida pode perguntar!!!! Espero ter ajudado e nunca se esqueçam de ler os rótulos dos alimentos!!!!


Post relacionado:




2 comentários:

  1. Oi Camila. Meu bebe tem onze meses e esta com possivel alergia ao leite. A pediatra dele é bastante experiente e disse que a alergia é ao leite sim. Comprei Aptamil sem lactose, mas pelo que eu li do seu site pelo visto deveria ter comprado outro. Obrigada pelas informaçoes. Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, se realmente for diagnosticada a alergia esse leite não é o indicado e sim os três que estão no post. Fale com a pediatra do seu filho para fazer o teste para ver se é realmente a alergia. Qualquer dúvida é só me perguntar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...