O que adoça sua vida???


  
  Hoje o tema aqui do blog é bem doce: o AÇÚCAR!! Sim o açúcar, aquele grão fino e branco. Que também pode ser sem mais grosso e marrom: o açúcar mascavo., ou grosso e cristalizado: o açúcar cristal.

   É exatamente sobre isso que vamos falar: os diferentes tipos de açúcares.

  Antes de mais nada vale lembrar que o açúcar, de certa forma, é um dos vilões da nossa alimentação. QUE PENA!!!! Mas é isso mesmo.. Quando é consumido em excesso o açúcar que não é utilizado pelo organismo é armazenado no corpo, e se transforma  em gordura,  aumentando o nível de açúcar no sangue, podendo causar obesidade, diabetes e outros problemas cardíacos.



  Além do açúcar que adicionamos as preparamos, temos que prestar atenção na quantidade de açúcar que já tem em alguns produtos que consumimos. Os alimentos industrializados são os que costumam mais ter açúcar, porém no seu rótulo vem a quantidade total de carboidrato e não de açúcar – FICA A DICA!!! Alguns produtos com muito açúcar são: suco em pó, néctar de caixinha, bolachas recheadas, refrigerantes, entre outros. Leia sempre os rótulos!

   Agora vamos falar dos tipos de açúcares, são eles:
  • Refinado – é aquele mais fininho e branquinho. O mais comum e mais fácil de se encontrar nas prateleiras do supermercado. No processo de refinamento aditivos como o enxofre são adicionados para dar a coloração mais branca e isso faz com que ele perca toda vitamina e sais minerais.
  • Cristal – é de cristais transparentes e grandes que são difíceis de serem dissolvidos em água e sucos. Ele passa por um refinamento leve depois do cozimento, que retira aproximadamente 90% dos sais mineras e das vitaminas. Ele sempre aparece nas receitas de doces e bolos por render bastante e ser econômico.
  • Mascavo - ele é a forma comercial de açúcar mais bruta, escura e úmida, extraído logo após o cozimento do caldo de cana. Como ele não passa pela etapa de refinamento, conserva o ferro, o cálcio e os sais minerais. Seu gosto é bem parecido com o caldo de cana.
  • Orgânico - Ele é diferente de todos os outros tipos, pois não usa ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, desde o plantio à industrialização. Ele é mais caro, mais escuro e mais grosso que o refinado, tendo o mesmo poder do adoçante. Mantém as vitaminas.
  • Demerara - também é usada no preparo de doces, é um pouco mais caro. Ele não recebe nenhum aditivo químico, mas passa por um refinamento leve. Seus grãos são marrom-claros e seus valores nutricionais são bem altos, parecidos com os do açúcar mascavo.
  • Light – é uma mistura de açúcar refinado com adoçante, tem menos caloria e menos sabor, assim como adoçante artificial. Não tem vitamina, nem sais minerais.

  Essas são as opções que temos para adoçar nossas vidas, além do meu queridinho mel é claro!!! Mas aqui o tema é o açúcar!!!

   Vale a lei: quanto menos processado melhor, portanto quanto mais escuro melhor. Conclusão: O açúcar Mascavo é o vencedor!!!! Mas tem um problema ele pode alterar sim o sabor e a cor das preparações e muitas pessoas não gostam dele por isso. Neste caso eu sugiro o Demerara. A terceira opção seria o orgânico e assim por diante....

   O importante é nunca exagerar, né pessoal!!!

   Outra dica: açúcar na mamadeira: NEM PENSAR!!!!

   ESPERO TER ADOÇADO A VIDA DE TODOS!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...