Pontualidade na escola, lição que se aprende desde cedo.



  Hoje vamos falar dos horários escolares de nossos pequenos.

  Em toda reunião escolar que vou a professora e coordenadora sempre pedem para os pais não se atrasarem para deixar as crianças na escola, pois se não elas perdem o início das atividades e atrapalham ao chegar na sala de aula, pois interrompem o que está acontecendo, e os mais “velhos” já perdem conteúdo didático.




  Eu sou uma mãe que dificilmente atraso, sempre fui chata com horário. Do tipo britânica, sabe? Mas e aí, você acha certo cobrar horário de crianças tão pequenas?

  Minha resposta: Sim.

  A partir do momento que você colocou a criança na escola, você deve seguir as regras daquele lugar. Até porque, quanto menor a criança mais maleável com horário eles são. Isso eu vi em todo lugar que fui antes de escolher a escola das meninas. E quem procura berçários para bebês, eles são mais maleáveis ainda.

  Hoje tenho duas filhas em idades pré-escolares a Rafaela (2 anos) e Maria Clara (4 anos). Uma está no maternal 2 e a outra no jardim 2, ambas entram as 8:00hs.  Nos dois casos, a primeira meia hora na escola é a roda de conversa e só depois começa “a aula” propriamente dita. Traduzindo: os pais tem meia hora para se atrasarem.... Bastante, né!!! Eu acho muito....

  Lógico que existem mil razões que justificam um atraso (trânsito, despertador não tocou),  e imprevistos acontecem, mas quantas vezes por mês eles acontecem??? Em um emprego, seu chefe aceitaria, todo mês, um imprevisto como desculpa para um atraso? Eu acho que não... O mesmo vale para o ambiente escolar.

  Vi em um site (não me lembro qual...sorry) uma psicopedagoga falando que os pais tem que dar aos filhos o exemplo da pontualidade e educa-los neste sentido.  A pontualidade tem que ser regra desde a pré-escola, e é importante chegar até um pouco na escola. Se o horário é as 8:00hs a criança deve chegar até 10 minutos antes, oito horas é para estar na sala de aula, com a aula começando!

  Quando um aluno chega atraso, ele interrompe a aula, desvia a atenção dos demais, interferindo negativamente na vida dos colegas e do professor, que chegaram na hora e respeitaram a regra de pontualidade ( é justo???).

  Aprender a ser pontual ajuda ao aluno respeitar regras e conviver melhor em sociedade. Além disso,  ele não perde conteúdo de aula, explicações, não atrapalha a aula e não fica mal visto quando os atrasos são recorrentes.

  Chegar um pouco antes das aulas iniciarem é vantajoso pois é um momento de encontro dos colegas, colocar a conversa em dia, ou seja, um momento social entre os alunos.

  O papel dos pais é muito importante nesse processo. Eles são responsáveis por dar o exemplo ao filho. Se os pais se atrasam os filhos também se atrasarão.

  Mas e quando as criança tem muita dificuldade para sair da cama???? Desculpa mamãe, mas também não acho que isso seja uma desculpa... A Maria Clara é super preguiçosa e raramente se atrasa.... Primeiro que temos a opção de colocar os filhos para estudar no período da manhã ou da tarde, certo??? Então.... Se você sabe que seu filho não sai da cama cedo, coloque no período da tarde!!!

  Eu sempre quis que minhas filhas estudassem de manhã, então... Vão para cama cedo!!!!

  Agora, se mesmo assim é difícil acordar no horário, sei que tem dias que ninguém merece, como é difícil tirar criança da cama.... Vamos para algumas dicas da psicopedagoga, que também serve para adolescentes:

  Primeiro de tudo é preciso estabelecer uma rotina, até para os adolescentes, todos precisam dormir pelo menos 8 horas por dia. Os pais devem estabelecer o horário de ir para a cama. Se a criança acordar com muito sono, provavelmente precisa de mais horas de sono, cada um tem seu ritmo. Na hora de acorda, nada de abrir a janela de uma vez só, ou gritos e etc. Tudo com muita calma para não irritar a criança e não tornar o momento traumático. Um banho é bom para despertar os preguiçosos e renovar as energias!!! A partir dos nove anos já bom colocar um despertador para estimular a autonomia!!!

  Dica da nutricionista (EU MESMA) não deixe seu filho sair de casa sem tomar o café da manhã, pesquisas mostram que criança não comem pela manhã tem déficit de atenção e se desenvolvem menos na escola!!!! (Fica a dica – ainda vou falar muito disso em um outro post).

  Mammys, esse texto pode parecer rígido demais falando de pontualidade para quem tem filhos pequenos, mas vamos pensar: se não ensinarmos nossos filhos a cumprirem os horários combinados desde cedo eles não farão isso depois.
Eu não gosto quando combino de sair com alguém e fico meio hora esperando, plantada esperando. Costumo ser bem pontual.

  Não é legal cumprir o combinado???? 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...