Dia Internacional da Mulher - 8 de março


       
    Um pouquinho de história aqui no blog....

  "No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


  A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

  Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)."





8 comentários:

  1. Fico sempre chocada com essa história! Não gosto de radicalismo nenhum! Mas aproveito a data comemorativa para homenagear mulheres importantes na minha vida 😊

    ResponderExcluir
  2. realmente é uma história que precisa ser lembrada, não só hoje, mas todos os dias. As mulheres podems er o que quiserem. Somos fortes e guerreiras.

    ResponderExcluir
  3. Uma história para se lembrar por toda a vida!

    ResponderExcluir
  4. Super história, que deveria ser lembrada todos os dias, afinal mulheres são lutadoras.

    ResponderExcluir
  5. Nosso dia é todo dia, e esta história deve ficar sempre na memória de TODOS.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Passei essa história para minhas alunas e a da Malala, elas amaram. É um marco para todas as mulheres.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. É muito triste está história! Ontem minha filha chegou contando-a para mim e fiquei com lágrimas nos olhos por vê-la tão pequena já entendendo a importância de lutar por nossos direitos e saber dar valor ao que temos e conseguimos. bjs Regina

    ResponderExcluir
  8. As mulheres sempre foram guerreiras e lutaram muito por seus direitos! Me orgulho muito por fazer parte desse time!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...