Resfriados, gripes e tosses: como tratar?


  Não há nada mais chato do que bebê e criança com tosse ou gripada/resfriada. Pior do que isso é quando tosse a noite, acorda a noite inteira por causa da doença. Dá um dó do filho(a) que dorme mal e vamos ser sinceros: dá um dó da gente também, ninguém merece!!!


  Aí fica aquele nariz escorrendo, aquela coriza chata e passa rinossoro (maresis, ou sei lá mais o quê) e liga para o santo pediatra para ver o que se pode fazer para aliviar o sofrimento do pequeno. E que o Dr. responde??? Nada!!! Lógico que antes vem as perguntas de praxe: Esta com diarréia??? Vomitou??? Febre há mais de três dias??? Todas as respostas sendo não.... A conduta é: Beber bastante líquido para hidratar, lavar bem o nariz (coisa que a mãe já estava fazendo) e esperar....

  Deixando o sarcasmo de lado... A pediatra das minhas filhas é uma grande amiga minha (madrinha da Maria Clara) e essa sempre foi a conduta dela para esses casos, em casos de febres, antitérmicos, lógico. E minha mammys sempre questionou porque não dar um xarope para tosse ou remédio para gripe ou algo do tipo. Resposta da pediatra: nenhum estudo prova que esses remédios e xaropes tem eficácia, portanto para gripe / tosse inalação com soro fisiológico, hidratar, lavar bem o nariz e esperar!!!

  Eu nunca fui de questionar muita coisa e nunca busquei no Dr. google. Mas através dela (a pediatra das meninas) chegou até mim uma matéria da Folha de São Paulo falando sobre esse assunto. E qual era o título da matéria: "Xarope e antigripal não têm eficácia em crianças, dizem estudos".

  EEEE, acertei em acreditar na minha amiga e na escolha da pediatra...hehehe.

  O estudo feito mostra que, em crianças menores, esses medicamentos tem efeito similar ao placebo e em adultos e crianças com mais de 6 anos a melhora é de apenas 20 a 30% dos sintomas, porém causa efeito colateral como sonolência e dor de cabeça, será que vale a pena??? Além disso, essas são doenças autolimitados, quer dizer que tem uma duração determinada de 7 a 9 dias geralmente, pois são causadas por vírus.

  Agora vamos pensar: será que vale a pena encher seu filho(a) de drogas, sabendo que é uma doença que vai um tempo determinado, com ou sem medicamento, sabendo que esse medicamento não tem eficácia comprovada e que pode ter efeito colateral???

  
 No artigo da Folha de São Paulo a médica afirma que no estudo feito uma receitinha de vó se mostrou benéfica para aliviar a tosse noturna: o mel!!! Bom, né!!!

  Então, dá próxima vez que seu filho(a) ficar gripado com tosse (ou você também), nada de correr para farmácia e pedir um xarope, descanse, bebe muita água, suco, água de coco, mel antes de dormir e relaxe em uma semana e meia passa…..

  E não deixe nunca de contatar seu pediatra!!! Só ele sabe o que é melhor para os pequenos...

  
   Se você quer ler a reportagem inteira clique aqui



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...