O uso de chupetas com cristais



  A empresa MAM, que fabrica milhares de produtos para bebês e crianças colocou recentemente em sua página no facebbok um aviso muito importante a respeito das chupetas enfeitadas com cristais:

  “MAMães, fiquem atentas!
  "As chupetas customizadas com pérolas e cristais oferece um risco oculto aos bebês" diz Dra Paula Baião, odontopediatra em sua página Minha Primeira Dentista.
 Motivo: toxidez da cola utilizada na fixação dos cristais ou possível desprendimento destes causando, por exemplo, o sufocamento por aspiração ou lesões intestinais ao bebê

 **O uso da marca de chupetas de associados da ABRAPUR e do cristal SWAROVSKI é desautorizado por estas empresas.”

Foto que a MAM publicou em sua página no facebook

  Segundo a Dra Paula Baião as chupetas com pérolas e cristais são um grande risco para o bebe pois não há controle de um órgão que fiscalize a cola utilizada para fixar os adereços, ou seja, não há controle sobre a toxidades da mesma. Além disso, há o risco de descolar os cristais podendo causar sufocamento por aspiração ou até lesões intestinais.


  O texto ainda afirma que a comercialização está PROIBIDA pela ABNT (NBR 10334:2003), IMETRO (portaria 34/2009), ANVISA (RDC 221/2003) e Lei Federal 11.265/2006, sendo ainda vedadas embalagens especiais ou de fantasia. A Associação Brasileira de Produtos Infantis (ABRAPUR) alerta: “A customização de chupetas, especialmente com a adição de cristais decorativos, é uma adulteração do produto certificado originalmente junto ao INMETRO”. “Esta customização torna os produtos irregulares e ilegais perante a ANVISA, IMETRO.

  Como a MAM citou, as empresas ABRAPUR e do cristal SWAROVSKI não é autorizado, dessa forma, quem usa o nome das marcas esta sujeito a medidas duras por parte dos fabricantes que querem defender sua imagem por seguirem a legislação. Quem comercializa está colocando em risco a saúde do consumidor e estão sujeito a responder criminalmente contra saúde pública, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.


  Outro detalhe: essas chupetas não podem ser esterelizadas, pois há risco de soltar os cristais.

  Muitas mammys acham essas chupetas lindas, jóias de bebe. Eu nunca usei porque sempre achei bem cara e desnecessária. Nunca tinha pensado no mal que podia fazer!!!
Apesar de a maioria ser voltada para o público feminino, existe muitos modelos para meninos.

  No mais o papel da chupeta não é enfeitar o bebe, para isso temos laços, faixas, roupas e etc.

  Fica o alerta para todas as mammys e futuras mammys!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...