Dicas para economizar água



  É fato: a água esta acabando em São Paulo. De certa forma isso é bom, pois abriu os olhos de muita gente que ainda achava que água tem de sobra

Eu sempre fui chata para economizar água (perguntem para meu marido...). Já desliguei o gás várias vezes quando ele enrolava no banho... hehehe.
Agora esta mais no que na hora de TODOS colaborarem economizando água. Mas não se esqueçam, tudo que aprendemos para economizar água agora, VALE PARA A VIDA INTEIRA. Que mundo você quer deixar para seus filhos , seus netos???

  Bom, vamos as mudanças para ela não acabe de vez...

  Escovando os dente: que é para deixar a tornei fechada enquanto escova os dente não precisa nem falar, né!!!! Mas... Se você ainda tem esse hábito, abandone!!!  Deixar a torneira aberta consome aproximadamente 25 litros de água.... Outra dica: na hora de bocejar utilize um copinho, nele você vai utilizar não mais que 250ml de água e não deixará água indo ralo abaixo... Ensinando isso para seu filho ele já aprende uma forma sustentável de higiene.

 No banho: você já notou quanta água vai pro ralo enquanto espera esquentar??? Que tal colocar um balde (ou dois) embaixo do chuveiro enquanto a água não esquenta!?!!? Uma ótima ideia e com toda água que fica no(s) balde(s) você pode fazer milhares de coisas, afinal ela esta limpinha, dá pra usar para lavar roupa (na máquina mesmo), regar plantas, limpar chão e etc...
Seu bebê ainda toma banho de banheira, ou então você ou seus filhos tem banheira no banheiro??? Feche o ralo durante o banho, com essa água você pode limpar o chão por exemplo.
Não demore no banho, 5 minutos é tempo suficiente para se lavar. Em dias quentes feche a torneira enquanto se ensaboa, passa xampu...


  Na cozinha: na hora de lavar louça, primeiro ensaboe toda louça com a torneira FECHADA e só depois, na hora de enxaguar, abra a torneira. Espere juntar louça na pia, não lave toda vez que sujar um copinho. Outra dica é deixar a louça de molho antes de lavar, assim a sujeira solta mais fácil. Se você tem máquina de lavar, ótimo, encha bem máquina e pronto!!!

  Lavando roupa: espere juntar roupa suficiente para encher a máquina antes de ligá-la. Reutilize a água da máquina para lavar chão, quintal, calçada. Isso vale também para quem não tem máquina e lava no tanque.

  Vaso sanitário: não jogue lixo no vaso, só acione a válvula quando necessário. Se você tem vaso com caixa acoplada, coloque uma garrafa cheia de água dentro da caixa, isso faz com que cada descarga utilize menos água.

  NÃO lave seu carro!!! Sério, desnecessário… No máximo um paninho úmido.

  Desapegue da mangueira: para lavar chão, calçada primeiro varra e depois passe um pano úmido, se realmente precisar lavar, use água de reuso. Para regar as plantar: REGADOR!!!

  Verifique se não há nenhum vazamento na sua casa com uma certa freqüência  as vezes nem percebemos quando alguma torneira ou cano estão vazando.

  GENTE, A SITUAÇÃO ESTA CRÍTICA!!! Toda economia é válida. Vamos mostrar para nossos filhos uma forma de vida mais sustentável!!!

  Se você tiver mais alguma dica, manda pra gente!!!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...