Como reduzir os agrotóxicos dos alimentos



  Hoje vamos falar de um assunto muito atual e importante para saúde de nossa família: os agrotóxicos.

  O Brasil é atualmente o maior consumidor de agrotóxico do mundo, muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros tem mais agrotóxicos do que o permitido mundialmente. Ele é utilizado para eliminar pragas e doenças que causam danos as plantações.


  Porém, aqui no Brasil sua utilização não é muito controlada, aí não sabemos exatamente o que e a quantidade que esta nos alimentos que consumimos. Quando ele é bem utilizado e dentro das quantidades adequadas e ele cumpre sua função sem causar danos a nossa saúde, mas como não há uma fiscalização rigorosa nesse sentido é difícil garantir a qualidade do alimento.

  A contaminação por ingestão de alimentos com alta quantidade de agrotóxicos pode causa danos a saúde como dores de cabeça e alergias.

  Uma maneira eficaz de evitar alimentos com alto teor dessas substâncias é consumir produtos orgânicos, porém eles tem um valor de mercado bem superior que os demais.

  Agora, algumas dicas para eliminar e reduzir a ingestão dos agrotóxicos:

  1. Prefira alimentos da época. Quando não está na época do alimento ele tende a receber quantidades maiores de agrotóxicos.

  2. Prefira os produtos nacionais e de sua região. Quando o alimento tem que percorrer grandes distâncias ele recebe maior quantidade de agrotóxico depois da colheita para “aguentar a viagem”.

  3. Lave bem frutas verduras e legumes em água corrente. O uso de escovinha ou bucha também ajuda a reduzir os agrotóxicos. Se for usar detergente, use o neutro.

  4. Descasque os alimentos. Maçã, pepino, abobrinha, beringela… O agrotóxico fica na casca, retirando-a elimina o problema. Porém muitas fibras estão nas casca, aí você decide o que é melhor.

  5. Nas folhas (repolho, alface, couve…) o agrotóxico se concentra nas folhas externas. Retire uma ou duas camadas de folhas e descarte-as. As restantes lave bem.

  6. Solução de bicarbonato de sódio é uma das melhores opções para remover os agrotóxico dos alimentos. Deixe de molho por 30 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (aquele pozinho branco vendido junto com os temperos no mercado). Depois lave bem. O bicarbonato não deve ser ingerido, ele pode causar náuseas e vômitos.

  7. Grãos como arroz e feijão não contém tanto dessa substância, basta deixar de molho na água e depois escorrer.

   Alguns alimentos tendem a ter maiores concentrações de agrotóxicos pois demoram mais para amadurecer.

    Segue uma tabela com os índices nos alimentos:



  Higienize bem frutas, verduras, legumes e grãos. Se possível, prefira os orgânicos, principalmente os que tem mais resíduos.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...