Educação na escola - esta faltando para muitos pais e mães



  Como muitas já sabem, esse ano minhas filhas mudaram de escola. Antes íamos e voltávamos a pé, era do lado (literalmente do lado) do meu prédio, muro com muro. Um sonho né?!?!

  Mas resolvemos (o pai e eu) complicar nossa vida e colocamos em uma escola em outro bairro. Por vários motivos que não vem ao caso.

  O fato é que agora sempre vamos de carro. E isso me fez perceber como os pais e mães de alunos são mal-educados, muito mal-educados e muitos também são bem mal-humorados.

  O que é mais frequente de se observar são os pais que param em fila dupla, na maior cara de pau, para deixar os filhos. Tem várias vagas para parar o carro, se quando chegar não tiver, dá uma volta no quarteirão, não custa nada… A rua da escola tem duas vias, se parar em uma o trânsito fica um horror… Pior que isso, tem umas vagas de embicar o carro (tipo vagas em farmácias, shopping e etc..). Tem pais que, em vezes de embicar o carro, para na frente da vaga, mesmo ela estando vazia!!! Aí impede que outro carro possa estacionar!! É muito sem noção e sem educação… O pior que vai ensinando essas coisas para os filhos. Exemplo é tudo!!!

  Um fato muito desagradável que aconteceu comigo: um dia estacionei nessas vagas de embicar e já tinha um carro parado na vaga ao lado. A hora que a Rafaela foi descer do carro ela empurrou a porta e encostou (não bateu) no carro da lado. O pai desceu do carro p. da vida e veio me falar que eu não dava educação para minha filha!!! Na frente delas e do filho dele!!! Engoli seco e só pedi desculpa. Mas fala sério, querer discutir, brigar, na porta da escola, por um motivo bobo, é muito mal-humor logo de manhã!

  O quero dizer aqui é que temos que respeitar o próximo, principalmente em um ambiente escolar, seja dentro ou na porta da escola. Dar exemplo, cumprir as regras sociais e de convivência.

  O convívio das crianças na escola é muito importante e os pais fazem parte desse processo, então que tal tornarmos essa convivência prazerosa? Vamos ver como”

  1. Respeite as regras: tanto as de trânsito na porta da escola, quanto as regras da escola. Se não concorda com elas, mude de escola. Elas existem por um motivo e opções é que não falta.
  2. Tenha um bom relacionamento com os pais dos colegas do seu filho. Não tire satisfações em caso de brigas na escola, o que aconteceu lá é resolvido lá. Claro que você pode conversar com professores e coordenadores.
  3. Se fizer festa, convide todos os colegas ou não convide nenhum!!! Fica chato, né!! E não adianta falar falar para criança não comentar (o que já é bem errado), criança conta tudo, principalmente pros amiguinhos!!!
  4. Mostre para seu filho a importância da escola, de pensar no coletivo. No dia do brinquedo (acho que a maioria das escolas tem…) fale para ele levar um que possa brincar junto com o colega, que possa dividir com a turma.
  5. Participa da vida escolar: vá as reuniões, comemorações, converse com outros pais, mostre interesse pelos trabalhos, leia a agenda. Mostre para seu filho que gosta da escola, que valoriza os trabalhos que ele faz.

  


  Achei essa charge, de 2009 mas ainda atual, no google e achei ótima, é bem o que tem acontecido nos dias de hoje, os pais desrespeitando e ensino os filhos a desrespeitarem a instituição de ENSINO.

  Não se esqueça nunca: quem educa é PAI E MÃE, a escola é sua parceira ela ensina seu filho, mas a responsabilidade de educar é SUA!!! 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...