O que é Varicocele?



 
 
  Em abril de 2014, meu marido e eu resolvemos que queríamos ter mais um filho. Sim, nós queríamos um terceiro filho. Parei de tomar pílula e pronto em poucos meses estaria grávida. Mas não foi bem assim que aconteceu. Cinco meses se passaram e nada. Fui ao Ginecologista ver se estava tudo em ordem e estava. Ele disse que era normal, as vezes podia demorar mais mesmo.

  Mas pra mim já era uma eternidade. Engravidei da Maria Clara no quarto mês e da Rafaela no primeiro!!! Achei que o terceiro viria fácil também! Mas…

  Em janeiro desse ano, voltei ao Ginecologista e ele cogitou um espermograma para o Beto fazer. Ok, ele foi lá e fez. E para minha surpresa o resultado foi bem ruim… Ele tinha uma quantidade boa, mas a motilidade era péssima. Fiquei mal…. Ele foi num urologista que disse que poderia ser Varicocele. Na hora pensei, imagina, já temos duas filhas.



  Eu já tinha escutado sobre a Varicocele, que tinha umas mais graves mas que até dava para engravidar, porém também conhecia casais que tiveram que fazer tratamento por causa dela…

   Enfim, resumindo nossos caso: o Beto tem Varicocele, bilateral, como falam… Nossas chances de engravidar são menores, mas é possível (afinal, já tivemos duas filhas!). E assim, estamos há um ano nas tentativas…

  Mas o que é a Varicocele???

  Varicocele é uma dilatação anormal das veias do saco escrotal, também chamada de varizes, ela pode causar piora na qualidade e/ou motilidade do sêmem.

  Normalmente ela costuma aparecer na adolescência e pode piorar com o passar dos anos. Costuma ser assintomática, mas em alguns casos causa dor e sensação de peso. 

   Mas e a fertilidade??? Muitos ainda pensam que quem tem varicocele tem infertilidade. Isso está errado. Muitos homens nem sabem que tem varicocele. Quando é comprovada a relação dela com a infertilidade, faz-se um procedimento cirúrgico simples. Mas atenção: a cirurgia pode não reverter o quadro de infertilidade.

  No nosso caso: já temos duas filhas, por isso não optamos pela cirurgia.

  O mais importante é procurar um médico e não desanimar!!!


PS: esse foi um resumo do que o médico nos passou na consulta, para saber mais sobre a Varicocele, procure um especialista!



  
    

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...