Receita de bolo gelado de coco



  Fizemos essa receita nas férias para levar em um chá da tarde com amigas e foi um sucesso. Coloquei umas fotos do bolo no facebook e instagran e muitos me pediram a receita. Aí vai:

  Para a masa:
  Ingredientes
  -5 ovos em temperatura ambiente
  -1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  -1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  -1 colher (chá) de fermento em pó
  -1 xícara (chá) de leite integral

  Preparo
   Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 
   Numa tigela, junte a farinha com o fermento e misture bem. Separe as claras das gemas. Misture as gemas. Na batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Junte as gemas e misture com cuidado. Por último, junte o açúcar e bata mais um pouco.



   Pare de bater e adicione 1/3 da farinha; com uma espátula, misture fazendo movimentos leves, de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture até incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais 1/3 da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o 1/3 restante da farinha. Esse método evita que você mexa excessivamente a massa e ainda facilita a incorporação dos ingredientes.
   Transfira a massa numa  fôrma (retangular de 30x20cm mais ou menos) untada e enfarinhada, e leve para assar por 30 minutos. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode retirar do forno; caso contrário, deixe mais alguns minutos.


   Agora vamos fazer a calda:
   Ingredientes
   -1 lata de leite condensado
   -3/4 de xícara (chá) de leite de coco
   -1 3/4 de xícara (chá) de leite
   Preparo
   Misture todos os ingredientes. Com um palitinho, faça furos por todo o bolo. Isso vai facilitar a penetração da calda. Regue a calda sobre o bolo ainda quente. Leve o bolo à geladeira por pelo menos 2 horas.


   O bolo está pronto e já dá para saborear, mas se quiser incrementar, como eu fiz…

   Coloque 1 xícara de chá de coco ralado num prato raso, corte o bolo em cubos. Passe cada cubo pelo coco ralado e embale um por um em papel alumínio. 



  Guarde o bolo na geladeira, ele dura uns 6 dias. E uma dica é que no dia seguinte que foi feito ele fica ainda mais molhadinho… Delícia!!!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...