Como ajudar a produzir mais leite materno


  O sonho de toda mãe (a maioria delas pelo menos) é amamentar seu filho. Mas nem sempre isso é uma tarefa fácil.

  Já falei algumas vezes sobre amamentação aqui no Blog, dei dicas para amamentar, falei sobre o silicone e a amamentação.

  Hoje vou dar algumas dicas que auxiliam a aumentar a produção do leite materno para aquelas mamães que tem pouco leite, ou que não produz leite suficiente para saciar o bebê (ATENÇÃO: não existe leite materno fraco!!!!) e não querem complementar com fórmula.



   Algumas manobras bem simples podem ajudar a mama produzir mais leite.

   Uma delas é a massagem circular nas mamas que facilitam a saída do leite. As vezes, quando peito esta “duro” com leite empedrado é difícil para o bebê mamar. Nesses caso a massagem em movimentos circulares ao redor da auréola e nos pontos em que leite esta “empedrado” auxilia a diminuir essa rigidez e facilita a saída do leite. Compressas mornas nas mamas também ajudam nesses casos.

   Uma dica difícil de seguir, mas que é muito válida: descanse!!! Sim, durma, sempre que o bebê dormir tente dormir também. Pelo menos relaxe. Tente, vale a pena!

   Beba muita água! Se hidratar ajuda a produzir mais leite.

   Coma bem. A ingestão de calorias, e todos os nutrientes, é essencial para produzir leite em boa quantidade.

    Esvazie as mamas entre uma mamada e outra. Se o bebê não mamar tudo, ordenhe. Quanto mais leite tirar, mais leite irá produzir. Deixar o bebê mamar em livre demanda e pelo tempo que quiser também ajuda. Ofereça as duas mamas.

    Evite complementar a amamentação logo de cara. Isso só seu pediatra pode indicar. O seu leite, com o tempo, se ajusta a demanda do bebê e se ele ficar satisfeito com a fórmula não vai mamar no peito e consequentemente diminuir sua produção.

  Cuide dos mamilos. Amamentar pode sim machucar os mamilos e doer, e muito. Bolhas ou rachaduras as vezes aparecem, principalmente se o bebê não estiver pegando o seio corretamente. Pomada a base de Lanolina é ótima, tenha sempre em mãos, e não precisa ser retirada para o bebê mamar. Outro item que ajuda muito são as conchas de amamentação, elas permitem que o bico do seio respire e não fique em atrito com roupas ou absorventes.

  A pega correta também é muito importante. O bebê deve pegar a auréola toda e não a apenas o bico do seio. Se tiver dificuldade, procure ajuda especializada.



  Existem medicamentos, chás que auxiliam na produção de leite, mas nesses casos  só um médico pode prescrevê-los. Alguns podem ter efeitos colaterais.

  Mais uma vez termino o texto sobre amamentação lembrando: vale a pena sim tentar de tudo para amamentar, mas se não conseguir, você ainda será uma ótima mãe!!!  





4 comentários:

  1. Seu post está bem explicado amiga. Porém, no meu caso sempre teve o acompanhamento dos obstetras e eu fiz de tudo. Cheguei a tomar hormônio passado por eles, mas mesmo assim só conseguia amamentar por três meses. Nunca me senti culpada e não tenho nenhuma frustração por causa disso. Aprendi que cada pessoa tem sua própria natureza e a minha é assim. Graças à Deus que eu tive muito carinho e compreensão dos médicos e principalmente dos pediatras que sempre me ajudaram com receitas para as mamadeiras. Com certeza se eu tivesse leite para amamentar por mais tempo eu amamentaria. Jamais negaria isso às minhas filhas. Mas, foi Deus quem quis assim :)
    Então é isso, cada caso é um caso.
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Dulcinéia. Conheço muitas mães que nem quiseram tentar amamentar, amigas minhas. A opção é de cada uma. Amamentar ou não, querer ou não vai de cada uma! O post dá algumas dicas pra quem quer tentar e conseguir ou não é outra coisa...
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, eu usei uma concha da Avent e adorei. Ela me ajudou muito. Além de proteger meu mamilo, manteve meu seio produtivo e ainda me aliviava das dores do acúmulo do leite. Eu acho que vale a pena usar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Comigo o que mais funcionou foi a pega correta. Depois que a gente acerta isso parece que as coisas fluem. Beijinhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...