Devo oferecer apenas um ou os dois peitos para o bebê?



  Uma dúvida muito frequente das mães que amamentam, é se deve oferecer um peito ou os dois em cada mamada.

Caio mamando 

  Quando tive a Maria Clara eu tinha essa dúvida também. Lembro que o pediatra da maternidade me recomendou que oferecesse os dois seios, de 15 a 20 minutos cada um.

  O fato é que ela nunca consegui mamar o segundo peito e quando mamava regurgitava muito.

  Conversei com outros pediatras e me falaram que se ela mamasse bem um peito e se desenvolvesse bem assim (peso, altura) apenas um era suficiente para ela., desde que ela esvaziasse bem o peito.

  Mas porque esvaziar o peito (pelo menos um) em cada mamada é tão importante? É importante porque o leite materno tem 3 fases durante cada mamada: 
  - A primeira fase do leite é rica em anticorpos, é o leite mais claro (aguado), que serve para a proteção do bebê e satisfaz a sede também;
  - A segunda fase é a que ajuda no desenvolvimento do bebê, é o leite propriamente dito com a consistência mais parecido do leite que conhecemos, rico em proteínas;
  - A terceira fase do leite é a do leite mais grosso, cheio de gorduras (boas, lógico) que o bebê precisa para ganhar peso e se desenvolver.

   Por isso é importante que o bebê esvazie a mama, para obter as três fases do leite materno. Assim, o importante é que o bebê esvazie pelo menos um peito, sem tempo determinado, até ele solte o espontaneamente. 

   Se perceber que o bebê continua com fome, ofereça o outro peito. O tempo da mamada e se vai mamar um ou os dois peitos quem vai definir é o bebê e com o tempo a mamãe irá perceber.

  Por isso se recomenda que ofereça os dois seios, assim se o bebê não quiser a mamãe saberá.

  E não se esqueça, alterne o peito em cada mamada, se o bebê mama apenas um peito por mamada, alterne entre os dois. Se o bebê mama os dois peitos comece a mamada com o que terminou a última mamada.

  E curta esse momento tão especial entre mãe e filho!!!

  Aqui, o Caio Henrique, mama um peito apenas em cada mamada. Ele suga bem, em média uns 20 minutos. E está engordando que é uma beleza!!!

  Espero ter ajudado!



Leia também: 



1 comentários:

  1. Ótimas informações. Me ajudou muito.
    Parabéns, adoro seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...