Dicas para aliviar as cólicas do bebê



  Algo que toda mamães teme que seu bebê tenha é cólica. 

  Quem já teve um bebê com cólica sabe como é ruim… 

  Já expliquei aqui no Blog porque os bebês têm cólicas e falei também da alimentação da mamãe que amamente nesse período (veja aqui).

  Identificar se o bebê esta chorando por causa da cólica é fácil: o bebê fica vermelho, o choro é mais forte e ele fica encolhendo as perninhas. Descartando fome, sono, frio, calor e fralda suja, só nos resta a cólica.

  Evitar esse desconforto é difícil, mas podemos ajudar o bebê a aliviar as dores da cólicas com algumas técnicas. Vamos conhecê-las:

  - Massagem: massagear a barriga do bebê com movimentos circulares no sentido horário. Feche a mão como uma concha e faça esse movimento pressionando levemente a barriga da criança.

  - Exercício: fazer movimentos com as perninhas do bebê também ajudam. Deite a criança de barriga para cima e dobre o joelho pressionando a barriga, como se ele estivesse pedalando. Esse movimento pode ser feito várias vezes por dia e não apenas nas crises de cólica pois ajuda a liberar gases.

  - Prevenir os gases: os gases podem causar desconto e previní-los ajuda a diminuir as cólicas. Por isso é muito importante que o bebê arrote depois das mamadas. 

  - Compressa: fazer compressa quente na barriga do bebê ajuda a relaxar pois o calor facilita o fluxo sanguíneo e isso relaxa a musculatura aliviando o desconforto. A compressa pode ser feita com bolsinha de água quente (cuidado com a temperatura para não deixar muito quente) ou com uma fralda passada a ferro .Também existem bolsas de semente que são ótimas.

  - Banho: um banho quente (aproximadamente 36ºC) em um ambiente calmo ajuda a tranquilizar o bebê. Pode ser em um ofurô ou balde para imersão do bebê e relaxamento.


  - Contato: colocar o bebê com a barriguinha encostada na barriga da mamãe ou do papai ajuda a expelir gases, tranquiliza e relaxa, pois passa segurança para o pequeno. Outra coisa que conforta o bebê é andar com ele segurando-o de bruço, com a barriga apoiada na sua mão, esse contato aquece o abdômen.


  - Cueiro: faça um “pacotinho” do bebê. Enrole em um cueiro (hoje já existem os swaddle que são próprios para esse fim). Isso diminui a agitação e irritabilidade do bebê no momento da cólica.

Meu pacotinho

  -  Amamente: o leite materno acalma o bebê e a sucção ajuda a aliviar as cólicas. Mas atenção: se ele recusar não insista.

  - Calma e tranquilidade: é muito importante que a mamãe consiga passar calma e tranquilidade para o bebê. Mãe irritada = bebê irritado. Se já estiver cansada, peça ajuda!

  - E se nada funcionar: medique. Existem analgésicos infantis e antigases que ajudam nas cólicas. Converse com seu pediatra!

   A boa notícia é que é uma fases passageira. Até o terceiro, no máximo quarto mês as cólicas tendem a desaparecer.. UFA!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...