Doação de leite materno



  Hoje vamos falar de um assunto muito importante: a Doação de Leite Materno.

  Eu sempre tive muito leite, para os três babys! E sempre doei. Doei quando amamentava a Maria Clara, doei na amamentação da Rafaela e estou doando agora com o Caio Henrique também!


  Nas amamentações dos meus três filhos o leite sobrava, então eu tirava. Sempre guardava um pouco em casa para utilizar quando saía sem o bebê e o restante doava.

  O Banco de Leite Humano que retira aqui em casa é do Hospital do Servidor Público Estadual. Para saber onde tem e se informar melhor onde doar é só olhar no site http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=356

  No meu caso eu ligo, eles perguntam a data da primeira retirada e programam a retirada. Sempre perguntam se preciso de mais potes e se digo que sim eles trazem. Também entregam esse kit da foto que contém etiquetas para identificar os potes, máscara para usar quando tira leite e duas cartilhas informativas que falam sobre a importância da amamentação, como amamentar, a importância de doar e como tirar o leite para a doação.



  Então vamos lá. Como retirar o leite para doar?

  A mamãe deve coletar o leite sempre depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. No meu caso tiro toda manhã depois que o Caio Henrique mama que é quando meu peito esta mais cheio (já que ele não mama mais a noite). As vezes também tiro durante o dia ou antes de dormir.

  O pote para armazenar o leite deve ser de vidro com tampa de plástico (aqueles de café solúvel ou de maionese). O pode deverá ser lavado com sabão e água e esterilizado (fervidos por 10 minutos).

  Para retirar o leite a mamãe deve prender os cabelos com uma touca ou lenço, usar uma máscara ou um pano sobre a boca e nariz. Lavar bem as mãos e antebraços. Recomenda-se massagear por toda extensão das mamas e comprimir suavemente com os dedos repetindo o movimento por diversas vezes. Os primeiros jatos de leite de leite devem ser desprezados e depois de iniciada a coleta. O líquido coletado deverá ser armazenado no congelador. O pote deve ser identificado com nome da doadora e a data da primeira coleta. Você pode ir completando o frasco com o leite retirado depois, respeitando sempre a data da primeira retirada. Onde eu doei, eles pedem para ligar 10 dias após a primeira coleta para eles programarem a retirada.

  Eu sempre utilizei máquina elétrica para extrair o leite e questionei ao banco de leite se podia, eles me responderam que sim, desde que tudo fosse bem esterilizado.

  Esse foi o leite que tirei hoje de manhã, depois que o Caio Henrique mamou:



  Se você tem leite sobrando, doe também… Os pequeninos agradecem!
  




9 comentários:

  1. Que dica maravilhosa, pois a doação é muito importante
    orientar como tirar o leite e armazena é tão importante quanto
    eu mesma tive dificuldade no inicio por não saber
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive leite de sobra mas queria ter tido para doar.
    Um ato de amor, sem dúvida
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a causa muito, muito bacana. Eu sempre tive muito leite mas nunca consegui doar. Primeiro porque as meninas ficavam "penduradas" e seguro, porque sempre tive muita dificuldade em tirar.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  4. Pena que não tive muito leite, pois gostaria de ter doado também. Informação super útil para as mamães, parabéns! Beijos, Fabi

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Eu fiz doação quando tive meu primeiro filho por alguns dias, e era tão bom poder ajudar e saber que outros bebês estavam se alimentando e fortalecendo!

    Beijos, Laura
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que coisa maravilhosa poder doar leite! Eu mal tive o suficiente para as minhas pequenas!

    Clau
    @AsPAsseadeiras

    ResponderExcluir
  7. Coisa linda!
    Quando estava amamentando a Ceci eu doei no posto daqui.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Cá, eu infelizmente não tive leite, Mari já saiu da maternidade tomando fórmula.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o seu post de incentivo a doação de leite. Eu também doei quando amamentava a Ana Luiza. É muita mais simples do que a gente imagina e ajuda demais.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...