O que é Bronquiolite?



  Hoje vou falar da Bronquiolite, doença que eu desconhecia até semana passada quando o Caio Henrique foi diagnosticado com ela. Pois é, terceiro  filho também trás novidades! Então vamos entender um pouquinho sobre ela.

doença pulmonar



  A Bronquiolite é uma infecção causada pela inflamação dos bronquíolos, que são as menores passagens de ar nos pulmões. A causa mais comum dessa infecção é um vírus chamado sincicial respiratório (VSR).Ela é agravada pelo acúmulo de muco, o que dificulta a passagem de ar e dificulta a respiração. O VSR também pode causar otite, laringite e pneumonia, é comum infectar crianças até dois anos, principalmente no inverno.

  No Blog da Lívia, Mamãe Virtual, você pode saber mais sobre esse vírus (VSR) que também infectou o Filipe, filho dela.

  Outros vírus também podem causar bronquiolite, como os que causam gripes e resfriados comuns.

  Por ser causada por um vírus, a bronquiolite pode ser contraída pelo ar ou compartilhamento de objetos, ou seja, é uma doença contagiosa.

  Nem toda criança que contraí o vírus apresenta a bronquiolite. Ela só atinge crianças até dois anos. Isso porque o sistema respiratório ainda não esta totalmente desenvolvido, assim como o sistema imunológico. Crianças que nasceram prematuras, com problemas cardíacos ou pulmonares ou que tem alguma deficiência no sistema imunológico tem maior risco de contrair a doença.

  Sintomas: dificuldade para respirar, chiado ao respirar, tosse, contração abdominal ao respirar, respiração rápida, fadiga e cianose (pele azulada pela falta de oxigênio - lábios e unhas).

  Prevenção: por ser causada por um vírus, a bronquiolite é difícil de se prevenir.  O melhor que se pode fazer é lavar as mãos com freqüência, principalmente quando for cuidar do bebê.

  O tratamento vai depender da gravidade. Inalação com soro fisiológico e lavar o nariz com freqüência ajudam a criança a respirar melhor e eliminar o muco. O uso de medicamentos vai depender da indicação do médico. 

  A bronquiolite NÃO é hereditária e ela não esta relacionada com problemas respiratórios no futuro.

  E como diz a Edilene, do blog Etc e mãe, que, assim como eu, só foi descobrir a bronquiolite no terceiro filho: “Precisamos tentar reconhecer os tipos de tosse das crianças, meu filho do meio tinha uma tosse de “cachorro louco” …. Fui descobrir que era laringite…” 








SalvarSalvarSalvarSalvar

9 comentários:

  1. Affe, aqui foi o mesmo, mas na primeira filha!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia a diferença.
    Adorei ler seu post.

    ResponderExcluir
  3. Os pequenos sofrem né? Meu sobrinho teve bronquiolite e teve que fazer até fisioterapia respiratória depois!!

    ResponderExcluir
  4. Uma doença bem comum mesmo, minha filha teve quando bebê, exige muito cuidado e atenção para evitar complicações.
    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  5. Meu filho teve quando tinha 8 meses e foi bem ruim. Tem que ter muito cuidado mesmo. Os pequenos sofrem. Ainda bem que passou logo e nunca mais teve.
    Muito bom seu post falar sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! Já fiz exames nos meninos e não foi diagnosticado nada, mas sempre fico com atenção máxima nas gripes e resfriados!

    Beijos, Laura Carvalho
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus nenhum das duas teve (ainda), mas sempre me preocupo muito com gripes e resfriados

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  8. Realmente o post é super relevante e essas informações super importantes e devemos passar adiante. Recentemente minha colaboradora fisioterapeuta fez um post esclarecendor.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esclarecer a diferença e saber a melhor forma de prevenção, mesmo não tendo muitas opções.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...