Glúten, o vilão da dieta. Será?



   Há alguns dias estive em uma aula-show que o tema principal era o GLÚTEN.

Duas proteínas do glúten. Elas que fazem mal para quem tem doença celíaca


  Assunto super na moda, o glúten tem sido crucificado e retirado da dieta de milhares de pessoas, por opção de cada uma delas. A principal explicação que as pessoas dão é o glúten faz mal, engorda, causa desconforto, entre outras.

  Mas vamos lá, será que o Glúten é realmente tão ruim??? SIIIMMM, mas para a pessoa que tem alguma patologia, como doença celíaca ou intolerância ao glúten. A maioria das pessoas NÃO tem contra indicação para a ingestão do Glúten.

  E o Glúten engorda??? NÃOOO. Então porque muitas pessoas que querem emagrecer tiram o glúten da dieta e acabam perdendo peso? Na verdade, o que acontece é que quando se retira o glúten da dieta, acaba retirando praticamente tudo que tem grão da sua alimentação: pães, bolos, tortas, pizza, doces. E claro, sem comer todos esses alimentos a pessoa acaba emagrecendo.

  O Glúten é uma proteína vegetal que esta presente em vários grãos, como o de trigo, cevada, centeio, malte e aveia (sim, aveia tem glúten). Tirando todos esses grãos e seus derivados da alimentação é óbvio que se perde peso! 

  Tem muita gente também que afirma que o glúten causa desconforto, distensão abdominal, dor de cabeça, entre outras queixas. O fato é que não há nenhum estudo que comprove que o glúten esta ligado a esses sintomas. Muitos são os fatores (como ansiedade, gula) e até outros alimentos (como o brócolis, acreditem!) podem contribuir para isso.

  Então podemos dizer que o glúten não é o vilão da dieta, ele apenas esta sendo mal visto por algumas pessoas no momento…

  Se você quer realmente emagrecer, deve balancear sua alimentação, comer de tudo um pouco, mas sem exageros. Excluir qualquer alimento, apenas por modismo, não vai adiantar nada. A pessoa pode até perder peso por um período, mas pode recuperar depois também. A chave para emagrecer é o EQUILÍBRIO!

  Lá na aula aprendemos que o Glúten é muito utilizado pois ele que "dá liga”, resistência as massas, além de ajudar a massa crescer.

  Na cozinha do SENAI podemos ver o Glúten de perto, na forma úmida e na forma seca, muito legal, ver a rede de glúten que forma na massa.



  Também pudemos preparar uma receita de massa semi-doce. Uma massa curinga que pode ser utilizado como base para várias preparações. Os ingredientes: farinha de trigo, sal, açúcar, leite em pó, gordura vegetal, melhorador (opcional), fermento biológico fresco e água.







  Na nossa receita colocamos essência de coco e fizemos um pãozinho doce, ficou uma delícia!!!




   Foi uma experiencia muito boa essa manhã na cozinha do SENAI.

   No portal Glúten Contém Informação, você vai encontrar muito conteúdo sobre o Glúten e muitas receitas deliciosas!

  E não deixe de visitar o site do SENAI, eles tem muitos cursos legais e projetos super bacanas.  




10 comentários:

  1. Camila, amei seu post. Realmente a gente vê tanta notícia mas não sabe as informações corretas. Eu achava que glúten só existia nos derivados do trigo! Adorei, muito obrigada pelos esclarecimentos!

    Clau
    @AsPasseadeiras

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  2. Muito bacana o seu texto porque existem muitas dúvidas e mitos sobre o glúten, mas na verdade somente um número restrito de pessoas têm a doença celíaca e precisam tirar o item da dieta. Beijos, Fabi Fontainha

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  3. Sempre achei que o glúten era do mal rs seu post fará que eu o veja de um jeito diferente!
    Amei as informações!

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  4. Adorei as informações o gluten não é o vilão como dizem! Ótimos esclarecimentos Ca!

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  5. Achei o seu post excelente e super esclarecedor. Muita gente quer emagrecer fazendo a dieta da moda e muitas vezes isso não é bom. Acho que equilibrar os alimentos é sempre a melhor opção para ter uma boa saúde.

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  6. Eu já cheguei a excluir o gluten da dieta por conta própria e tinha chegado a esta conclusao também. Porque o que eu não comia de gluten, acabava compensando em maior quantidade de outros alimentos. A nutricionista me confirmou tudo o que você falou também. A informação é libertadora e o EQUILÍBRIO é fundamental.
    Parabéns pelo texto e nos esclarecer ainda mais com sua experiência.
    bj grande.

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  7. Já tinha lido uma matéria sobre isso. Muitas vezes as pessoas não se informam e saem aderindo a dietas, que no final acabam fazendo mais mal que bem a saúde.

    Texto de utilidade pública.

    http://www.arianebaldassin.com/

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  8. Camila, muito legal o post. Muito bom deixar claro as quetões do glúten, pois hoje criou-se um verdadeiro mito em cima dessa proteína.
    Fique com vontade de comer esse pãozinho de coco. Deu água na boca.
    beijos
    Chris

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