Qual a diferença entre gripe e resfriado?

  
   É muito comum as pessoas confundirem gripe e resfriado, eu inclusive sempre penso pra falar se um filho está gripado ou resfriado. 

   Afinal, parece a mesma coisa né?! Coriza, tosse, espirro, corpo mole… Apesar de ambas serem doenças do sistema respiratório e muito comum no outono e inverno, são infecções bem diferentes.


 GRIPE

  A gripe é uma infecção causa pelo vírus influenza, altamente contagioso. Não costuma ser uma doença grave e normalmente cura “sozinha” , porém ela pode tem complicações graves como a pneumonia e o paciente pode até morrer. Isso, principalmente, em idosos, crianças e portadores de doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças cardiovasculares e pulmonares.

 Os sintomas da gripe são: febre (que pode durar de dois a três dias), calafrios, dor no corpo, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e de garganta, tosse e sensação de fraqueza.

  A principal maneira de se prevenir da gripe é tomando a vacina do vírus. Mesmo quem se vacina pode sim pegar a doença, mas ela vem com sintomas bem mais leve e com uma recuperação bem mais rápida.

  Normalmente a gripe acorre apenas uma vez por ano, quando a circulação do vírus influenza é maior (outono e inverno).
  RESFRIADO

  O resfriado também é uma infecção respiratória. Ele acomete as vias aérea superiores e é causado por outro vírus, o mais comum é o rinovírus.

  Seus sintomas são mais leves e de duração mais curta, normalmente não apresenta febre. Os principais sintomas são a coriza, congestão nasal, espirros, tosse e incomodo na garganta (causado pela tosse).

  É comum que resfriados ocorram várias vezes ao ano.

  Agora que já sabemos a diferença entre gripes e resfriado vale ressaltar que andar descalço, beber gelado, sair no vento, não causam nem gripe, nem resfriado! Ambos são causados por um vírus!!!

  Mas porque as pessoas apresentam essas doenças nas épocas mais frias do ano?? Simples: porque nessas épocas todos costumam ficas em ambientes mais fechados e pouco ventilados e isso contribui para que as infecções virais sejam transmitidas com mais facilidade!

  Espero que tenham gostado!!!


10 comentários:

  1. Explicação simples e bem direta sobre o que é cada um! Amei! Agora entendi certinho!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cá, muito interessante o seu post. Eu mesma vivo fazendo confusão entre uma coisa e outra, principalmente quando meu filho está doente. Parece simples, mas no dia a dia a surgem dúvidas. Super didática a sua explicação! Beijos, Fabi Fontainha

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre me confundo com esses dois. Com seu post ficou bem mais mais fácil....

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado, agora vou saber responder melhor!!
    Tania @blogser.mae

    ResponderExcluir
  5. Temos sempre a mania de falar que estamos só gripados. Mas existe a diferença e foi muito bom o post para explicar as diferenças de um e outro.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom passar as informações. Muita gente confunde um resfriado com gripe.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Juro que não sabia dessa diferenca e sempre achei que era a mesma coisa.
    Só sei que atualmente parece que um caminhão passou em cima de mim.....um resfriado chato 😥😥

    ResponderExcluir
  8. Importante saber os sintomas e o q UE fazer em.cada caso né?
    Ótimo post
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  9. Super claro o teu esclarecimento, as pessoas confundem muito.

    bjs,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...