Como conseguir gratuitamente fórmula especial para bebês com APLV



   Hoje em dia é muito comum encontrar bebê com alergia a proteína do leite de vaca (APLV). Nesses casos é necessário que a criança faço o uso de fórmulas infantis especiais, que são bem caras. Algumas chegam a custar em torno de R$200,00 a lata, que não dura nem uma semana, dependendo da idade e necessidade do bebê. 

  Aqui em casa meus três filhos tiveram (o Caio Henrique ainda tem) APLV e precisei fazer uso dessas fórmulas. A boa notícia é que pegava as latas do Governo, um direito que todos tem, mas que poucos sabem como obter.

  Por isso vou dar todas as dicas que as mamães precisam para conseguir o leite do Governo sem custo. Claro que cada Estado tem um protocolo diferente, eu vou falar do Estado de São Paulo. 

  Primeiramente a criança deve passar por uma avaliação médica para que a alergia seja comprovada, comprovado o diagnóstico o médico deve preencher um formulário, a Ficha de Avaliação para Fornecimento de Fórmulas Infantis Especiais. Também é necessário um relatório do médico justificando a necessidade da fórmula e duas vias da receita médica carimbada e assinada.

  Junto com esses documentos fornecidos pelo médico o responsável do paciente deverá levar:
  • 01 Xerox dos exames (se houver)
  • 02 Xerox da receita médica
  • 01 Xerox da certidão de nascimento 
  • 01 Xerox do comprovante de residência
  • 01 Xerox do RG e CPF dos pais
  • 01 Xerox do cartão nacional de Saúde (SUS) - que pode ser feito em qualquer posto de saúde
  Toda essa documentação é necessária da primeira vez que for retirar a fórmula, depois só é preciso levar cópia da certidão de nascimento do paciente, cartão do SUS e o formulário que entregar na primeira retirada. Eles fornecem a quantidade suficiente para um mês, aí você vai retirar a cada 30 dias.

  A cada três meses tem que renovar todo o processo. O médico deverá preencher outra Ficha de Avaliação para fornecimento de Fórmula Infantil Especial, outro relatório médico e a receita médica (2 vias).

  Quando fiz todo esse processo com a Maria Clara e com a Rafaela o local para retirar a fórmula era o Ambulatório Regional de Especialidade Maria Zelia, que fica na Rua Jequitinhonha, 360, no Belenzinho. Para mim era super longe, eu acordava 5h da manhã para chegar lá cedo e não ficar muito tempo na fila (já esperei mais de três horas… Além disso, era preciso esperar 30 dias para liberação da fórmula, ou seja, você levava os documentos e ia embora de mãos vazias, tinha que voltar em 30 dias para retirar. 

  A boa notícia é que agora eles fornecem a fórmula no mesmo dia que levamos a documentação!!! E outra ótima notícia que tive quando fui fazer todo o processo do Caio Henrique: não precisaria mais ser no Ambulatório Maria Zélia, poderia ir na Farmácia de Medicamentos Especiais, na Av. Dr. Altino Arantes, 1344, na Vila Clementino, beeem mais perto da minha casa (na verdade 10 minutos de carro!!!).

  Então mamãe, fica a dica e avisem todas as mamães: Quem precisar de fórmula infantil especial é só buscar atendimento médico (no meu caso fui em um gastropediatra), separar toda documentação citada acima e levar nos locais indicados!

  Acontece de faltar fórmula nos postos (nunca aconteceu das vezes que precisei, graças a Deus), nesses casos tem que ligar para se informar quando estará disponível novamente.

  Qualquer dúvida estou a disposição para responder. E pergunte para seu médico, ele pode te auxiliar em todo processo.

   Espero ter ajudado!

   Beijos,




SalvarSalvar

11 comentários:

  1. Cá, e quantas latas eles liberam? Dá para o mês inteiro? Muito bom contar com suas informações ajudando outras mamães a se informarem e lutarem por um direito garantido de nutrir os filhotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, depende da idade do paciente e da solicitação médica. Normalmente dá pro mês inteiro sim. Quando peguei para Rafaela chegou a sobrar duas latas, aí eu doei.
      Beijos

      Excluir
  2. Excelente seu post. Tenho várias amigas que passaram por isso e tiveram que correr muito para procurar as informações. No seu post tá tudo bem explicadinho. Parabéns por compartilhar algo que é super útil e importante para tanta gente.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber dessa informação.
    Verdade, muitas crianças tem alergia, e saber que pode contar com o governo, é muito bom.
    E que maravilhoso que acabou a burocracia, agora está mais fácil na hora de retirar o leite...
    Adorei sua dica.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Seu post é muito importante, de utilidade pública para quem tem alergia. Bom saber que tem como retirar o leite com menos burocracia.

    ResponderExcluir
  5. Cá post maravilhoso! Informações super úteis e muitas pessoas não sabem da possibilidade de pegar o leite! Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Post de utilidade pública. Com certeza vai ajudar muitas mamães. Legal ter compartilhados com as leitoras.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Camila, bem bacana o seu post. Sabe se essa informação é exclusiva para SP?

    ResponderExcluir
  8. Eu já sabia disso pois tenho uma amiga que o filho tem alergia. Ótimo compartilhar essas informações para as pessoas que precisam e não sabem que podem contar com essa ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Que interessante, Ca!!! Não tinha conhecimento disso e tenho amigas com filhos alérgicos! :/ Vou já repassar pra elas.. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, Ca! Super informativo e completo. Eu uso medicamento de alto custo e faço todo esse tramite para mim, nao sabia que eram os mesmos requisitos para o leite. Adorei! Uma dica valiosíssima que precisa ser compartilhada. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...