Dia Mundial da Água - Programa Água Pura para Crianças



   Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água desde de 1992, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) destinou a data para discutir diversos temas relacionados a esse importante recurso natural.



  Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

  Esse ano um documentário produzido pela P&G em parceria com a National Geographic América Latina  celebram essa data tão importante com o lançamento de um documentário sobre o programa Água Pura “ Desafiando o Futuro: a Transformação da Água” .



  Você já ouviu falar do programa Água Pura?

  Eu conheci esse programa ano passado e fiquei encantada.

  O programa Água Pura é uma iniciativa da P&G que, desde 2004, leva água potável às comunidades que não têm acesso à água limpa para beber atrás de um Sache Purificador de Água.

  Estima-se que cerca de mil crianças menores de 5 anos morram todos os dias por causa de doenças causadas por água contaminada. Apesar dos avanços no número de pessoas com acesso à água potável nos últimos anos, a água limpa para beber ainda é uma necessidade para mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Por isso, para diminuir as situações de emergência e satisfazer as necessidades cotidianas de água potável, a P&G criou o programa Água Pura para Crianças e desenvolveu os sachês do Purificador de Água P&G, cujo propósito é funcionar como uma pequena estação de tratamento de água, que transforma água suja e contaminada em água limpa e pronta para beber. Uma inovação que faz mais do que salvar vidas, ela transforma vidas!

  "Beber água limpa é algo que muitos de nós nem percebe que está fazendo, mas é um desafio diário para muitas famílias ao redor do mundo", diz Poliana Sousa, Diretora de Comunicação da P&G Brasil. "A água potável tem o poder de transformar a vida dessas pessoas, proporcionando-lhes saúde e melhor qualidade de vida. Por isso trabalhamos de forma contínua para aumentar a conscientização sobre esse tema global tão significativo e o documentário produzido pela National Geographic é uma ferramenta muito importante para atingir esse objetivo", complementa Poliana.

  Desde que o programa Água Pura para Crianças começou, há mais de uma década, em 2004, a P&G e sua rede de parceiros globais já transformaram 11 bilhões de litros de água suja em água limpa em âmbito global, dos quais 550 milhões de litros beneficiaram famílias em 16 países da América Latina. O objetivo é entregar, até 2020, 15 bilhões de litros de água potável em todo o mundo.

  A iniciativa é realizada por meio de parcerias com mais de 150 organizações reconhecidas em cada país, como ONGs e entidades governamentais, entre outras, que ajudam a distribuir os sachês do Purificador de Água P&G em 85 países. 

  A tecnologia é fácil de usar: apenas com um balde, uma colher, um tecido de algodão e um pequeno sachê do Purificador de Água P&G é possível purificar 10 litros de água suja em 30 minutos – água potável suficiente para uma família de cinco pessoas durante um dia. Eu já vi diversas demonstrações dessa “transformação” e fiquei impressionada. E já tomei dessa água também! Pura, limpa! 

  O programa Água Pura para Crianças foi lançado no Brasil em 2014, por meio de uma aliança formada pela P&G e ONGs parceiras, entre elas, Child Found no Vale do Jequitinhonha e FAS nas comunidades ribeirinhas do Amazonas.  

  "Nosso compromisso e poder de transformar cada dia em um dia melhor vai além de nossas marcas e produtos inovadores. Por isso colocamos à disposição das famílias da América Latina esta inovação, que são os sachês do Purificador de Água P&G, com o propósito de ajudar a inspirar as pessoas, para que todas possam ter mais oportunidades de alcançar seus sonhos e passar momentos inesquecíveis ao lado de quem amam", Finaliza Poliana.
  
  E hoje o documentário "Desafiando o Futuro: a Transformação da Água” é lançado para celebrar dia Mundial da Água.

  O documentário foi filmado em diversos países da América Latina, entre eles, Panamá, Costa Rica, Brasil e Argentina, e acompanha os voluntários que ajudam a implementar o programa na região, mostrando o poder transformador que a água limpa tem na saúde e na qualidade de vida dos moradores dessas comunidades, além de mostrar os desafios envolvidos no processo, desde as distâncias que os voluntários devem percorrer até as barreiras culturais que enfrentam.

  Ele mostra os depoimentos em primeira pessoa das famílias latino-americanas que foram beneficiadas pelo programa Água Pura para Crianças.

  Assisti o documentário em primeira mão semana passada em um evento que contou com a apresentação do Embaixador da marca Rodrigo Faro (sempre simpático, um amor).



   Não deixem de assistir o o documentário "Desafiando o Futuro: a Transformação da Água”. E claro, vamos nos conscientizar: a água é um bem precioso que precisa ser utilizado de maneira racional, economizar mesmo! Temos que ensinar isso a nossos filhos e a todos que estão ao nosso redor! Ela não pode faltar! 

 Confira aqui o trailer https://youtu.be/W3DOIHNOj5k


Serviço:
Desafiando o Futuro: a Transformação da Água
Exibições nos dias: 
Dia 22 de março (quarta) às 19h40
Dia 23 de março (quinta) às 00h20
Dia 30 de março (quinta) às 14h55
Canal: National Geographic 


9 comentários:

  1. Nossa! Não conhecia bem o programa, nem o documentário. Super interessante!

    ResponderExcluir
  2. Temos que cuidar das nossas riquezas naturais. Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Nossa que demais, não sabia que existia algo desse tipo! Fiquei curiosa pra assistir o documentário, deve ter muita informação!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu tinha me esquecido do Dia da àgua e deste programa. Agora que li é que me lembrei que já estive em um evento da P&G em que ela tratou deste assunto. Muito legal e deve ser sempre estimulado e incentivado.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila
    Que bacana seu post, adorei!
    Não conhecia este programa e fiquei impressionada com este sache! Muito legal e importante
    Adorei o trailer também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse programa é ajudar as pessoas com a qualidade da água que tomam é super importante. Adorei saber dessas novidades por aqui 💋💋💋

    ResponderExcluir
  7. Esse documentário é super interessante! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o programa mesmo.
    acho incrível
    Lele

    ResponderExcluir
  9. Já havia lido sobre esse programa, achei sensacional!
    Que dê super certo, pois é super importante!
    Bj,
    Alê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...