Diferença entre maternidade e maternagem





  Nos dias de hoje escutamos muito o termo MATERNAGEM. Acredito que você já tenha escutado alguém falando sobre isso ou lido em lugar.

  Mas você sabe o que é maternagem? É a mesma coisa que maternidade?

  Não, maternidade e maternidade são coisas diferentes e para explicar um pouquinho de cada uma convidei a psicóloga Fabiana Di Carla. Ela explica o que é a maternidade e a maternagem.

  “Ao falarmos em maternidade, estamos falando do crescimento e desenvolvimento biológico do feto, com toda a sua bagagem e predisposição genética e que, em qualquer lugar no mundo, em sua maioria, nasce após completar 9 meses de gestação. É um percurso com início, meio e fim.  O “como” isso vai acontecer, se será parto normal, natural, humanizado, cesárea é que vai variar. Mas esse curso da maternidade não muda.
   Já a maternagem, estamos falando da relação afetivo/emocional que acontece entre a mãe e o bebê, desde a concepção e, principalmente, quando este nasce. A maternagem se define pela qualidade desta relação, a forma como este vínculo se estabelece, como é feito o acolhimento deste bebê, como lhe é oferecido o afeto, o carinho e como essa mãe atende às necessidades físicas e, principalmente, emocionais da criança. A boa maternagem é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.
   Preparar-se emocionalmente para esta fase é tão importante quanto preparar o enxoval do bebê.” 

    Gostaram? Se tiverem alguma dúvida é só perguntar!

    Beijosss








Psicóloga e Coach, com MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em  Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Psicanálise e Coaching Psychology. Atua em consultório particular e participação de workshops, palestras e contribuição com conteúdos relacionados à saúde emocional em blogs parceiros.

6 comentários:

  1. Nunca vi essas palavras por esses aspectos diferentes, pra mim sempre eram a mesma coisa e agora lendo seu post realmente faz mais sentidos cada uma ser uma coisa diferente de um mesmo universo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Nunca tinha visto esses conceitos definidos assim. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, pois apesar de já ter ouvido muito o termo maternagem, não sabia o que significava... Beijos Regina

    ResponderExcluir
  4. A diferença é gigante mas muita gente confunde mesmo. Gostei do modo como ela colocou cada termo

    ResponderExcluir
  5. Adorei a explicação, bem objetiva. Que possamos fazer parte dessa maternagem.

    ResponderExcluir
  6. Que texto bacana. Sou mãe de duas e tenho que confessar que não sabia essa diferença.

    http://www.arianebaldassin.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...