Barreira Contra a Dengue

  

  A dengue é uma doença conhecida de toda população, porém os casos aumentam a cada ano.

  Segundo relatório epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 1.649.008 casos prováveis de dengue no país - o número é o maior registrado na série histórica, iniciada em 1990. O recorde anterior foi em 2013, com 1.452.489.

  Embora os números do impacto da Dengue no Brasil sejam impressionantes, e o País seja mais afetado na América Latina, onde a Dengue representa um importante problema de saúde pública, é o sofrimento humano decorrente da doença que deve inspirar a todos a TOMAR MEDIDAS para reduzir a proliferação da doença.

  Para inspirar este impulso à AÇÃO, a Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi, lançou a campanha "Barreira Contra a Dengue", que conta, através da arte, histórias humanas do sofrimento causado pela Dengue com uma nova perspectiva da doença. Aliado à arte, o conceito “Todos nós podemos ser uma barreira contra a dengue”, traz à tona um alerta sobre os riscos, gravidade e impacto da doença na vida das pessoas.

Mas, por que falar sobre a Dengue?

  É importante conscientizar sobre a Dengue, utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis para informar e capacitar os indivíduos a reconhecer o risco, compreender a gravidade e perceber o impacto que a doença tem sobre si e os outros, além de incentivar as pessoas a pedir mais informações dos profissionais de saúde sobre o que pode ser feito em termos de prevenção.
Os dados de uma pesquisa da Empresa GFK sobre a dengue, realizada em setembro de 2016, mostram que:

 Somente metade da população acredita que a dengue pode ser fatal,
 Somente 4 em cada 10 indivíduos acreditam que, se alguém for infectado, então a família está sob um risco ainda maior de contrair a doença,
 Somente 3 em cada 10 indivíduos percebem que têm um alto risco de contrair a dengue.

  O objetivo da campanha é conscientizar a população e orientar sobre a importância da prevenção da doença.

A Dengue e seus sintomas

  A dengue é uma infecção debilitante, transmitida pelo contato com a fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que geralmente deixa a pessoa doente por cerca de 10 dias. O sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações e dor atrás dos olhos. A doença afeta todas as idades e pessoas de todos os níveis sociais – onde está o mosquito, ali está o risco da dengue. Algumas pessoas que já tiveram dengue relataram fadiga prolongada, que pode levar meses para desaparecer, após a fase aguda da infecção. A dengue também pode progredir de forma imprevisível para um quadro mais grave, causando hospitalização, sangramento e até mesmo morte.
Como a dengue se manifesta em surtos, muitas vezes sobrecarrega e paralisa os sistemas públicos locais, ela é considerada um problema de saúde pública no Brasil e provoca transtornos e impacto econômico para o País.

Dicas de Prevenção

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantenha-o em recipientes fechados e disponibilize-o para recolhimento sempre que possível;
- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em terrenos abandonados;
- Mantenha a caixa d’água limpa e totalmente tampada;
- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas.
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas - caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;   
- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos - a água deve ser trocada diariamente;  
- Mantenha piscinas adequadamente limpas e tratadas;       
- Atenção especial ao sair de férias. Evite o acúmulo de água parada em casa durante a ausência dos moradores (especialmente em vasos de plantas, banheiros, ralos e outros itens de casa)

A Campanha #Barreiracontradengue

  Com uma abordagem artística e real, a campanha “ Barreira contra a Dengue” foi projetada para informar e capacitar os indivíduos a reconhecer o risco, compreender a gravidade e perceber o impacto que a dengue tem sobre as pessoas.
  Atualmente a Dengue não tem cura, por isso a prevenção é a melhor maneira de controlar a doença. É preciso munir a população de informações para controlar a doença.

   Vamos todos ser uma BARREIRA CONTRA A DENGUE.

http://www.barreiracontradengue.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...