Doe Leite Materno - Seu Leite Pode Salvar Vidas


   Há exatamente um ano contei aqui que doei muito leite enquanto amamentei os três aqui de casa (veja aqui). E hoje volto nesse assunto mais uma vez. Não sei se sabem, mas dia 19/05 é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

  E para celebrar a data venho contar para vocês uma campanha maravilhosa em prol da doação de leite materno.

  "Seu Leite Pode Salvar Vidas" é uma campanha lançada pela Baby Dove com o objetivo de dar visibilidade a uma questão social real e aumentar o número de mulheres que doam leite materno, ajudando a salvar a vida de milhares de bebês prematuros no País. Grande parte da população desconhece a existência ou função dos bancos de leite, que existem em razão dos prematuros.  De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, 70% dos bebês prematuros nascidos em 2014 no Estado de São Paulo não receberam leite proveniente de doação. Vale destacar que o leite materno humano é aceito mundialmente como a primeira fonte de nutrição, sendo um importante alimento para frear a taxa de mortalidade e ajudar a salvar a vida de bebês prematuros.
  
  Em campanha nacional, a marca traz mães reais, brasileiras, que tiveram seus bebês prematuros e foram beneficiadas pelo banco de leite humano e que também contribuíram com doação de leite para o banco. O intuito é servir de inspiração e transmitir uma mensagem positiva para promover uma mudança: a doação de leite materno precisa ser uma causa conhecida não só das mães, mas da sociedade.

 
"Desde seu nascimento, em 2014, a marca Baby Dove fala da ansiedade vivida pelas mães ao terem seu primeiro filho, causada pela pressão de serem ‘mães perfeitas’. E acredita que as mães que conseguem se libertar dessas pressões e confiam em sua intuição e em sua forma de cuidar de seus filhos, são mais felizes e seguras. Agora, através de nossa missão social, queremos causar um verdadeiro impacto positivo na sociedade, ampliando nosso conceito de cuidado para incentivar mães a ajudarem outras mães que enfrentam problemáticas reais: filhos nascidos prematuros, que precisam de mais atenção e suporte. Esperamos que a sociedade se engaje e faça parte dessa campanha em prol do aumento da doação de leite materno para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros”- afirma Lívia Malouf, diretora de marketing de Baby Dove.                  

  Para tornar essa causa realidade, Baby Dove estabeleceu uma parceria regional com o banco de leite do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros – centro de referência em bancos de leite em São Paulo.              

   Para abrigar todas as informações científicas, dados e indicações sobre o tema e auxiliar as mães na doação de leite, Baby Dove e a Maternidade Leonor Mendes de Barros apresentam o portal www.doeleitematerno.com.br. Neste, todas as informações foram colhidas pelo Banco de Leite Humano parceiro e será disponibilizada vídeo tutorial com o passo a passo de como coletar o leite, a relação de bancos de leite que participam da ação da Uber, informações de como levar sua doação com desconto na viagem de ida e volta.   

  As doadoras também podem conferir o banco de leite mais próximo da sua casa por meio da busca por CEP, incluindo locais fora da capital de São Paulo, e entrar em contato direto com o banco através dos telefones fornecidos. Além disso, será possível saber o nível de estoque dos bancos participantes da ação, conferir as histórias de mães reais que doaram ou se beneficiaram do banco de leite, entre outras informações.    
   
  A mobilidade é um ponto chave para garantir que uma das dificuldades para doação seja superada. Por isso, a Uber junta-se à campanha como facilitador do transporte até os bancos de leite selecionados. Eles irão oferecer descontos em viagens de ida e volta a 12 bancos de leite da cidade de São Paulo. O benefício poderá ser usado tanto pela mãe quanto por uma pessoa designada por ela para encaminhar o leite à doação.

Os endereços dos 12 bancos de leite selecionados podem ser consultados no site doeleitematerno.com.br. Lá, a doadora também pode realizar uma busca usando o CEP de onde estiver e determinar qual é o banco de leite mais próximo.

No app da Uber, ela deverá inserir, na aba Pagamentos, o código promocional DOELEITEMATERNO. Com ele, receberá até R$ 15 de desconto na ida e até R$ 15 de desconto na volta. É importante destacar que os descontos só serão aplicados quando o destino ou a origem da solicitação forem um dos bancos de leite envolvidos na campanha.

O total de descontos disponíveis é limitado, mas a expectativa é a de que o investimento feito pelas empresas consiga cobrir viagens até o final do mês de junho.

  Alguns fatos sobre prematuridade e doação de leite materno:

 -  A prematuridade é a maior causa de mortalidade de bebês com até 7 dias de vida;
 - 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo: mais de 10% do total de nascimentos;
 - O Brasil está entre os dez países com o maior número de partos prematuros, são 279 mil por ano;
 - Por hora, 40 bebês nascem antes do tempo no Brasil;
 - Em 2015, dos mais de 79 mil nascidos prematuros, apenas 26 mil receberam leite materno de doação. 

 Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF, UNICAMP, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano 

  Eu adorei essa iniciativa, independente de ter uma empresa, ou várias por trás, incentivar a doação de leite materno é super importante e mostrar como é fácil doar esse leite também, muitas não doam pela falta de informação.

  Tive o prazer de participar do evento de lançamento dessa campanha. Segue algumas fotinhos:






  Compartilhe, doar leite humano é super importante!



  

4 comentários:

  1. Uau! Quanta gente bacana nessa campanha! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Ontem vimos a propaganda e minha filha perguntou porque doar... achei legal ela ter essa curiosidade tao nova.
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa campanha, quando eu tive o Gui eu ia doar mas acabou não dando, mas acho super.importante essa divulgação e ato

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Dove por mais essa campanha. Eu abraço a causa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...