Vitamina C - alimentos e sua importância para saúde



 Quando falamos de vitamina C muitos lembram daquelas vitaminas efervescentes que várias pessoas tomam nas épocas de frio para evitar ou aliviar os sintomas de gripe, certo?

  Isso porque a vitamina C é um nutriente muito importante para o sistema imunológico e quando o sistema imunológico esta fraco, nós ficamos mais suscetíveis a ficar doentes.

  Mas, na verdade, nós não precisamos dessa vitamina C efervescente para mantar nosso sistema imunológico saudável. Para isso basta uma alimentação saudável e equilibrada.

  Nosso organismo não produz Vitamina C, por isso a importância de consumir alimentos fontes desse nutriente. Muitas vezes a suplementação se faz necessária, apesar de não ser o ideal. Isso porque a falta dessa vitamina resseca a pele, deixa o organismo mais suscetível a infecções, gripes, resfriados, pode causar sangramento nasal e em gengivas, a cicatrização fica mais lenta, sensação de cansaço e até anemia.

  A vitamina C é um nutriente super importante tanto para adultos como para as crianças. Ela participa de diversas reações bioquímicas do nosso corpo: ajuda o crescimento saudável das células e é ótima para osso, dentes, gengiva e nossos vasos sanguíneos, pois regula a circulação. Ela tem ação antioxidante, combatendo os radicais livre e promovendo o crescimento celular saudável. Ela também auxilia na absorção de ferro e participa na formação de colágeno. 

 Já deu para perceber que é imprescindível consumir os alimentos fontes dessa vitamina diariamente. E esses alimentos são fáceis de encontrar e colocar no nosso dia-a-dia e das nossas crianças. Muitos alimentos tem Vitamina C, uns mais outros menos, por isso a importância de variar o que comemos. 
 
 
Vamos citar alguns alimentos que são ricos em Vitamina C: laranja, acerola, kiwi, caju, espinafre, morango, brócolis, goiaba branca, pimentão amarelo e limão.

  

  Esses alimentos são facilmente encontrados em supermercados, feiras, sacolão e que dá para fazer diversas preparações. 

  Viu como é fácil obter a Vitamina C com uma boa alimentação?


     

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...