O perigo do Box do vidro no banheiro


Foto da internet, não é da minha casa.

  Essa semana passei por um grande susto: o box do banheiro das meninas estourou no hora que elas saiam do banho. A Rafaela já estava fora da banheira  quando quebrou e subiu no vaso rapidamente. Teve alguns machucadinhos mas nada de mais. Já a Maria Clara ainda estava dentro da banheira e se machucou bastante. Foram vários cortes nas mãos, cortes menores nas pernas e pés. 

  O pai a levou para o hospital, ela foi prontamente atendida pela equipa médica e tomou 35 pontos nas mãos... Foi passado antibiótico para não ter infecção, anti-inflamatório e remédio para dor.


  Isso já havia acontecido com minha mãe há uns dois anos na casa dela... Sim, o box quebrou com ela no banho, por sorte nada aconteceu.

  Passado o susto, achei importante trazer informações importantes para evitar que esse acidente aconteça. 

  Hoje em dia é muito difícil banheiros que não tenham box de vidro. Se pensarmos bem, vidro não é o material ideal para esse ambiente da casa, ele sofre com variações de temperatura, é cortante e quebra com qualquer descuido. Por isso, a melhor escolha para o box desse material é o vidro temperado. O vidro do tipo temperado quando avariado se quebra em milhares de pedaços pequenos, diminuindo o risco de cortes grandes e profundos. Mas claro que pode acontecer. O maior cuidado depois que o vidro estoura é retirar a pessoa de dentro do box, pois são muitos pedaços ruídos espalhados pelo chão.

  Esse tipo de acidente tem se tornado muito comum nos dias de hoje. O vidro pode quebrar por algumas razões: 
  • movimentos bruscos ao abrir e fechar a porta do box;
  • impacto com materiais rígidos;
  • temperaturas elevadas;
  • mudanças rápidas de temperaturas;   
  Especialistas afirmam que o vidro temperado nunca quebra do nada, mesmo quando afirmam que o banheiro estava vazio o o vidro estourou "do nada". A explicação para isso acontecer pode ser diversos impactos ao longo do tempo que foi danificando o vidro e no dia teve uma inversão térmica, o fato é que alguma avaria já devia ter.

  Algumas precauções podem ser tomadas para evitar esse tipo de acidente doméstico. Uma delas, como já foi dita, é o uso do vidro temperado que é mais resistente a mudanças de temperaturas. Uma boa empresa pode garantir a qualidade do produto. Outros cuidados:
  • Fazer a manutenção do box é super importante, pouca gente sabe, mas o ideal é que essa manutenção seja anual;
  • Prestar atenção para o estado geral do box como um todo - ver se o vidro não tem trinco (por menor que seja), se esta deslizando com facilidade, verificar as roldanas;
  • O puxador da porta do box NUNCA deve encostar na parte fixa, ele deve ficar em uma distância mínima de 5 cm;
  • Não pendure objetos nos trilhos do box nem nas roldanas, isso dificulta a abertura da porta;
  • Evite movimentos bruscos, abra e feche o box com cuidado;
  • Evite deixar o banheiro muito abafado, principalmente no inverno, para evitar choque térmico.
   Hoje em dia muitas pessoas optam por colocar películas nos vidro do banheiro, caso estoure os pedaços ficam grudados e não espalham pelo chão evitando acidentes. Uma oura opção são os box blindados que são muito, mas muito difícil de quebrar, essa é uma opção com um custo bem elevado. 

  Podemos também voltar para o banheiro da vovó e colocar a boa e antiga cortina no box do banheiro, claro que se não for banheira e o batente não for mais altinho, vai molhar o banheiro, mas.... É uma opção. Os box de acrílico, que também eram usados antigamente, não são indicado pois também quebram e o acrílico é super cortante.

  Depois do susto daqui de casa meu marido e eu optamos pela cortina. O banheiro das meninas é banheira e achamos que vai facilitar também na hora de auxilia-las no banho.

  Caso você tenha alguma dúvida ou dica, deixe nos comentários. E se já aconteceu me conte como foi.


  


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...