Cuidados para não sofrer (tanto) com as doenças no tempo seco



  Com a chegada do frio e do tempo seco é importante redobrar os cuidados com a saúde de bebes e crianças.


  O tempo mais seco e frio, junto coma poluição, podem causar problemas  respiratórios como a coriza e outras alergias respiratórias, além de casos de gripes, resfriados, dores de garganta e de ouvido. Os bebês são mais frágeis e suscetíveis a essas doenças, uma vez que ainda não tem um sistema imunológico completamente desenvolvido.

   Alguns cuidados podem amenizar e até evitar que bebes e crianças sofram com essas doenças que aparecem com mais frequência nessa época do ano. Vamos a eles:

  • Vacinação: Mantenha as vacinas dos pequenos em dia. A partir dos 6 meses, os bebês já podem ser imunizados contra a gripe.
  • Casa limpa e arejada: É importante que ar circule pelos cômodos mesmo nos dias mais frios, por isso em uma parte do dia o mais indicado é deixar as janelas abertas. Evite objetos que acumulem poeira e ácaros. E lembre-se de trocar as roupas da cama do bebê duas vezes por semana, além de lavar as roupas de frio e cobertores que ficaram guardados durante o verão.
  • Uma super dica é o uso de umidificadores, eles são uma boa opção quando a umidade relativa do ar estiver muito baixa.
  • Hidratação e Alimentação nutritiva: Busque por comidas que reforcem a imunidade e não esqueça de manter a hidratação constante! Ofereça água ao seu bebê várias vezes ao dia, o ideal é que os pais tenham sempre líquidos a mão, como: água e suquinhos.
  • Mantenha o nariz do bebê bem limpo: Cuidados redobrado com a higiene nasal do pequeno são importantes para prevenir infecções respiratórias e crises de alergia. Para aliviar a congestão nasal, lave as narinas com soro fisiológico e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Vale também elevar um pouco o travesseiro do pequeno e fazer inalação com soro fisiológico para desentupir as vias aéreas, conforme orientação médica.
    Em caso de dúvida, sempre procure um médico.



Nenhum comentário